
Reportagem da Folha de S. Paulo, publicada neste domingo (18), apresenta a plataforma de educação Ed+, lançado no fim de julho, que oferece conteúdo gratuito para a formação de motoboys com aulas sobre finanças, gestão de negócios e segurança. Os temas são abordados em vídeos curtos , seguidos de um quiz, e também acompanham material extra, como uma planilha financeira e até crachás para motoboys se apresentarem.
O segmento de entregadores foi o primeiro selecionado pela startup, mas a empresa já está mapeando outros públicos, como motoristas de caminhão, manicures, boieiras e vendedoras de cosméticos. Esses profissionais são, muitas vezes, empreendedores por necessidade, que recorreram a uma atividade depois de perder o emprego ou outra fonte de renda.
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“Pensamos em um formato de educação inserido na rotina de pessoas que trabalham para sobreviver. Então, entregamos informações de maneira simples e objetiva, seguindo a forma com a qual elas estão acostumadas a se comunicar”, diz Marcelo Dal Mas, fundador da plataforma.
O celular é um instrumento importante na estratégia, já que a maioria dos empreendedores acessa o conteúdo por ele e não tem acesso a computador. Por isso, memes e GIFs postados nas redes sociais são parte do processo de aprendizado, abordando problemas do dia a dia, como mecânica e finanças.

A primeira etapa do projeto foi colocada de pé com recursos dos próprios sócios, mas agora a empresa está em negociações com fundos de investidores-anjo para a operação ganhar fôlego. A expectativa é captar entre R$ 300 mil e R$ 400 mil. Para se tornar sustentável, o modelo de negócio prevê conseguir receita oferecendo conteúdo e cursos personalizados para motoboys de empresas de entrega, logística e aplicativos.