
Uma plataforma colaborativa e gratuita está mapeando o risco de infecção pelo coronavírus em diferentes regiões, cidades e até ruas do país.
Criado em março deste ano por Faissal Nemer Hajar, estudante de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o projeto ‘Juntos Contra o Covid’ disponibiliza a geolocalização dos casos já identificados no país, na tentativa de reduzir o crescimento do contágio da doença e contornar a baixa testagem de casos suspeitos de covid-19 no país.
Mapa do país
Inicialmente testado em Curitiba, o projeto foi expandido recentemente e agora disponibiliza informações de todo o Brasil. O mapa é elaborado de forma conjunta, a partir de formulários respondidos anonimamente pela internet. As perguntas são simples, sobre estado de saúde, contato com pessoas infectadas e viagens recentes ao exterior.
A partir das respostas, um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) calcula o risco de infecção em cada área (baixo, médio ou alto). Os dados são atualizados com uma periodicidade mínima de cinco minutos.
Chancela da Amazon
O projeto conta com chancela da gigante Amazon, além de outras empresas de tecnologia. Apesar de não ser baseada diretamente nos dados dos órgãos públicos, a ferramenta tem mostrado tendências parecidas com as apontadas em informações oficiais.