
Enquanto o mundo se apressa para descobrir uma vacina contra a Covid-19, o Palácio do Planalto anunciou a compra de uma esteira ergométrica de R$ 44 mil para o Palácio Jaburu. Para o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, a esteira é de “excelente nível”, avaliou ele ao anunciar a compra em entrevista à Rádio Gaúcha, na quarta-feira (27), conforme registro do Estadão.
Ao defender-se de críticas recebidas nas redes sociais pela aquisição, Mourão disse que hoje ele e sua equipe têm apenas um aparelho emprestado para se exercitarem.
“Não dá para continuar com algo emprestado. Não é meu, é patrimônio público. É usado, além de por mim, pela equipe que trabalha lá. A gente tem de ter algo decente para poder manter capacidade física”, diz ele que ainda argumentou que a licitação para a compra segue as regras da administração pública.
No edital de compra, a justificativa apresentada é de que o Jaburu, residência oficial do vice-presidente, não tem aparelho “minimamente adequado” que atenda aos “princípios da ergonomia e biomecânica”, para prática de exercícios físicos.
O deputado federal Júnior Bozzella (PSL-SP) ironizou a compra no Twitter: “A “boa” notícia é que esse valor já inclui o serviço de instalação da esteira. Menos mal, hein?”.
A deputada Margarida Salomão (PT-MG) também criticou o edital: “Acabou a m.a.m.a.t.a taóquei”, escreveu.
A esteira cotada tem programas pré-configurados de exercício físico, tela touch screen de alta definição, internet, TV e “cursos interativos”.