
Pesquisa eleitoral para a presidência do Ipec (antigo Ibope) feita com eleitores de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (11), aponta um empate técnico entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) no estado.
No primeiro turno, Bolsonaro levou a melhor entre os paulistas e obteve 47,71% dos votos válidos no estado, enquanto Lula somou 40,89% dos votos – uma diferença de 6,82 pontos percentuais.
O levantamento Ipec indica uma diferença mais apertada entre os dois candidatos. Segundo o estudo, Bolsonaro tem 45% das intenções de voto no estado, contra 44% de Lula. Votos em branco e nulos somam 8%, enquanto 3% dos eleitores não sabem ou não responderam.
Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Bolsonaro alcança 51% entre o eleitorado paulista. Já Lula chega a 49%.
Leia também: Datafolha projeta vitória de Lula com 53% dos votos válidos
Ipec nacional aponta vitória de Lula
Pesquisa estimulada presidencial do Ipec, encomendada pela Globo e divulgada nesta segunda-feira (10), a segunda do segundo turno, projeta uma vitória de Lula (PT). O petista manteve 51% dos votos totais. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, caiu 1 ponto em relação à anterior e aparece com 42% das intenções de voto; 5% dos eleitores disseram que votarão em branco ou nulo, enquanto 2% não sabem ou não responderam.
Nos votos válidos, o panorama segue estável, segundo o instituto. O levantamento apontou que Lula tem 55% e Bolsonaro, 45%, também sem alterações em relação à pesquisa do dia 5 de outubro. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Pesquisa Datafolha
A primeira do instituto após o primeiro turno da eleição presidencial, divulgada no dia 7, projeta vitória do ex-presidente Lula (PT) sobre o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno, a ser realizado em 30 de outubro.
Segundo o levantamento, o petista soma 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro alcança 44%. 2% dos eleitores entrevistados se dizem indecisos.
Em votos válidos, isto é, desconsiderando indecisos, votos em branco e nulos, Lula chega a 53% – uma diferença de 6 pontos para Bolsonaro, que tem 47%.
O Datafolha realizou 2.884 entrevistas com eleitores de 179 cidade brasileiras entre os dias 6 e 7 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.