
Segundo a pesquisa PoderData, divulgada pelo site Poder360, na quinta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera a disputa presidencial para as Eleições 2022 com 42% das intenções de voto no 1º turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 28%.
Com 8% das intenções de voto, o ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos), ficou em terceiro lugar na pesquisa. Abaixo dele, estão: Ciro Gomes (PDT), com 3%; João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 2% cada; Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania), cada um com 1%.
O ex-presidente da Câmara Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) não chegaram a pontuar. Brancos e nulos somam 6%, a mesma porcentagem de quem não soube como responder.
Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, Lula, com 42%, podendo variar entre 40% e 44%, aparece tecnicamente empatado (dentro da margem de erro) com a soma de todos os outros adversários, que é de 45%, podendo variar entre 43% e 47%. Sendo assim, Lula pode vencer a eleição ainda no 1º turno.
Nos cenários de um eventual 2º turno, Lula também venceria todos os outros principais candidatos. Contra Bolsonaro, Lula venceria por 54% a 32%; contra Moro, por 49% a 26%; em uma disputa com Ciro, Lula venceria porr 47% a 19%; e contra Doria, 48% a 16%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro, e ouviu por telefone 3 mil pessoas, em 511 cidades em todos os estados e no Distrito Federal.
Vitória no 1º turno
Outra pesquisa mostra que está próximo de uma vitória no primeiro turno das eleições de outubro. É o que apontou a Pesquisa Ipespe realizada entre 10 e 12 de janeiro e divulgada pelo Brasil 247. Os números são parecido com a da pesquisa anterior, divulgada pelo instituto no final de dezembro.
No cenário mais provável, com Sérgio Moro (Podemos) como principal candidato da terceira via, Lula chega a 49,4% dos votos válidos no primeiro turno. Sem o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), Lula somar 51%.
Nos dois cenários estimulados já divulgados, Lula tem 44% dos votos. Bolsonaro tem 24% com Moro e 25% sem seu ex-ministro.
Leia também: Lula vai palestrar na Universidade de Cambridge, na Inglaterra
O ex-juiz da Lava Jato marca 9%. Sem ele, Ciro Gomes (PDT) surge como principal candidato da terceira via, com os mesmos 9%.
João Doria (PSDB), vem em seguida nos dois cenários – 2% com Moro e 3% sem o candidato do Podemos. Simone Tebet (MDB) tem 1% com o ex-juiz e 2% sem ele.
Rodrigo Pacheco (PSD), Felipe D’Ávila (Novo) marcam 1% nos dois cenários. Sem Moro, Alessandro Vieira (Cidadania) também tem 1%.
Com o ex-ministro de Bolsonaro, brancos e nulos somam 6% e indecisos 7%. Sem ele, os índices são de 11% e 5% respectivamente.
A pesquisa Ipespe ouviu 1 mil eleitores por telefone por meio do Sistema CATI IPESPE. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09080/2022.