
Por Ivan Longo e Henrique Rodrigues
Pesquisa feita pela Quaest Consultoria, encomendada pela Genial Investimentos, confirma o favoritismo do ex-presidente Lula (PT) para vencer a eleição à presidência em 2022. Trechos do levantamento foram divulgados nesta terça-feira (5) e o estudo completo será disponibilizado na quarta-feira (6).
Segundo a pesquisa, Lula lidera em todos os cenários estimulados de primeiro turno, com índices de intenção de voto que variam entre 43% e 46%. Jair Bolsonaro (sem partido), que em todas as simulações figura em segundo lugar, soma intenções de voto que variam entre 24% e 27%. Já Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado, fica entre 10% e 12% de intenções de voto.
O estudo contou, pela primeira vez, com uma simulação envolvendo uma virtual candidatura de Luiza Trajano, da rede Magazine Luiza, que tem sido cotada para ser vice em uma chapa liderada por Lula. A empresária, que nega as especulações, desponta com 4% das intenções de voto.
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O levantamento também mediu as intenções de voto através de pesquisa espontânea, isto é, quando o nome dos candidatos não são citados. Neste cenário, os indecisos representam 53% dos entrevistados. Lula, por sua vez, foi citado por 22% dos eleitores, enquanto Bolsonaro registrou 17% de citações.
Lula venceria em todos os cenários no segundo turno
A pesquisa aponta também que, se as eleições fossem hoje, Lula venceria com tranquilidade todos os eventuais oponentes em um segundo turno. Contra Jair Bolsonaro, o petista teria vantagem de 24 pontos, somando 53% das intenções de voto, contra 29% do atual presidente.
Bolsonaristas são os que mais se informam pela internet
A mesma pesquisa mostra que os eleitores de Jair Bolsonaro são os que mais se informam pela internet.
Entre os bolsonaristas, 35% disseram se informar pelas redes sociais e outros 35% por blogs, sites e portais de notícias. Já entre os eleitores do ex-presidente Lula, 30% usam as redes sociais e 28% preferem os blogs, sites e portais de notícias. A maior parte dos que votariam no petista prefere se informar pela TV (51%).
Os demais eleitores, que optaram por outros nomes, foram agrupados pelos organizadores da consulta sob o nome “Nem Lula, Nem Bolsonaro”. A maioria destes entrevistados prefere se informar pelas redes sociais (32%), seguido dos blogs, sites e portais de notícia (31%). Apenas 27% deles acompanham as notícias na TV.
A pesquisa Quaest/Genial foi realizada entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro e ouviu 2.048 pessoas nas cinco regiões do país.