
Segundo a mais recente pesquisa do Instituto Mentor Inteligência, divulgada no dia 9 deste mês, 15 dias depois do início da campanha eleitoral gratuita do rádio e da televisão, o candidato do Amapá ao Senado, João Capiberibe (PSB) tem 17,4% das intenções de votos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
De acordo com a pesquisa, Capi, como é chamado pelo eleitor, está se aproximando dos adversários Rayssa Furlan, que tem 28% e Davi Alcolumbre, com 32%. Capiberibe afirma que está sendo alvo de uma campanha que busca desestimular seu eleitor a votar nele, “todo dia sai uma pesquisa mostrando que eu estaria com 4, 5 ou 6% de intenções de votos, essa pesquisa mostra que nosso eleitor é resistente a esses ataques pois se mantém firme e estamos crescendo e conquistando espaço mesmo enfrentando a máquina do governo do estado e a da prefeitura de Macapá. Além disso, os outros dois candidatos estão se atacando e não apresentam propostas e o povo está vendo isso, vai dar o troco, existem quase 12% de indecisos que estão escolhendo pelo trabalho e pelas propostas, eles vão definir a eleição”. Os outros cinco candidatos ficaram com percentuais entre 1% e 4%.
Leia também: PSB tem maioria de candidatos negros no Amapá
Capiberibe tem apoio do candidato a presidente Lula (PT), que lidera no estado com 40% das intenções de votos contra 35,6% do presidente Bolsonaro(PL), na pesquisa estimulada. O vice-presidente na chapa de Lula, Geraldo Alckmin é do Partido Socialista Brasileiro, partido de Capiberibe, que é o único candidato do campo progressista a disputar a cadeira do Amapá no Senado.
Cenário de governo
Para o governo, quem lidera é o candidato Clécio Luis (SDD), ex-prefeito de Macapá, que tem 44,9% das intenções na pesquisa estimulada, seguido pelo vice-governador do estado e grande empresário Jaime Nunes (PSD), que tem 36,7% das intenções de votos.
O Instituto Mentor é o contratante da pesquisa e ouviu 810 pessoas entre os dias 03 e 08/09/2022. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada NO TRE AP/TSE com os números AP-00875/2022.