O estado implementou medidas e agiu rapidamente diante da pandemia do coronavírus, afirma colunista

Em coluna para a Folha de Pernambuco, o jornalista político Edmar Lyra afirma que o governador do Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), mostrou estar “à altura do desafio” diante da pandemia do coronavírus ‘Sars-CoV-2’. Segundo ele, as medidas implementadas pelo governante e pelo prefeito de Recife, Geraldo Julio (PSB), foram “rápidas, enérgicas e efetivas”.
Medidas efetivas
O colunista declara que as medida do governador de restringir a circulação de pessoas, precocemente, das ruas teve efeito importante no enfrentamento do coronavírus.
“Desde que o problema apareceu, tanto Paulo Câmara quanto Geraldo Julio tomaram uma postura de estadistas, sem fazer picuinha com quem quer que seja, e se dedicaram a enfrentar o único adversário dos brasileiros neste momento que é o coronavírus”, escreveu.
Câmara também sancionou a lei que institui o Fundo Estadual de Enfrentamento ao coronavírus. O projeto aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) tem como objetivo garantir recursos para apoiar o desenvolvimento de atividades e ações na área da saúde.
A lei complementar que dispõe sobre as contratações destinadas ao fornecimento de bens, prestação de serviços, locação de bens e execução de obras necessárias no enfrentamento da pandemia também foi sancionada por Paulo Câmara.
Atualmente, o estado registra 46 casos confirmados de coronavírus e uma morte.
Curados
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), subiu para cinco o número de pessoas curadas do novo coronavírus no estado de Pernambuco. O chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Demetrius Montenegro, explicou que os pacientes curados não receberam medicação específica para a Covid-19.
“Alguns dos recuperados estavam internados e outros em isolamento domiciliar. Eles não receberam medicação específica (para o novo coronavírus). O internamento se deu para tratar de outras infecções, como pneumonia”, esclareceu o médico para o Correio Braziliense.
Com informações da Folha de Pernambuco, Diário de Pernambuco e Correio Braziliense.