
Nesta quinta-feira (7), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE), solicitou ao Ministério da Saúde o envio imediato de 100 ventiladores mecânicos para implantar mais 60 leitos de UTI na rede estadual de Saúde. Por meio de um oficio encaminhado diretamente ao ministro da Saúde, Nelson Teich, o pedido de Câmara também tem o objetivo de reforçar as salas de estabilização das 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Ainda conforme o Estado, apesar de já ter adquirido 525 unidades em diversos fornecedores, os prazos de entrega têm sido continuamente postergados.
No último sábado, Pernambuco recebeu uma remessa de 30 dos 65 respiradores já anteriormente solicitados ao Ministério.
O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que Pernambuco já possuía, antes da pandemia, uma das maiores redes de saúde sob gestão estadual do Pais. “E todos os hospitais e UPAs continuam atuando com suas emergências abertas, com foco no atendimento inicial e estabilização de pacientes graves. Todos esses serviços são equipados com respiradores e fontes de oxigênio para os casos que necessitam de uma assistência mais especializada.”
Em nota, o Ministério da Saúde informou que, desde o início da pandemia até 29 de abril, repassou a Pernambuco o total de R$ 237 milhões. Ainda segundo o órgão federal, o Estado recebeu 50 respiradores, sendo 30 no último fim de semana. “Também locou e instalou 20 leitos de UTI destinados a atender pacientes graves”, diz o texto.