
Com queda na adesão ao isolamento social e a crescente sobrecarga no sistema de saúde, Pernambuco estuda aplicar lockdown, ou seja, o bloqueio total nas cidades, por causa do avanço do novo coronavírus.
Segundo o secretário estadual da Saúde, André Longo, o governador Paulo Câmara (PSB) convocou uma reunião com os demais poderes do Estado e enviou ofício ao Comando Militar do Nordeste, solicitando apoio em medidas restritivas contra a covid-19.
O Estado teria pedido, ainda, auxílio do Ministério da Saúde para aplicar o lockdown e achatar a curva para reduzir o número de casos e mortes no estado.
Segundo o boletim epidemiológico dessa segunda-feira, Pernambuco registrou até o momento 8.863 diagnósticos e 691 mortes por covid-19. No Estado, 98% dos 435 leitos de UTI estão ocupados. “Não temos outra saída senão aumentar o isolamento social”, disse Longo.
Lockdown em São Luís
Primeira cidade a adotar o sistema, o lockdown (bloqueio total) dos serviços não essenciais na Região Metropolitana de São Luís para conter a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, entrou em vigor nesta terça (5) e teve cerca de 50 pontos de fiscalização e controle no início da manhã em quatro municípios, segundo informou o governo do Maranhão.
Com o confinamento obrigatório, o movimento na chamada Grande Ilha, que inclui a capital e mais três cidades, foi pacato, e ruas ficaram vazias.