
Criado em maio de 2021, o Parlamento Indígena do Brasil – “Parlaíndio Brasil” – prepara uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) para afastar o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). A ação está em fase de elaboração enquanto os indígenas lutam contra novos avanços do governo federal na retirada de direitos dos povos indígenas.
Leia mais: Oposição vai ao STF contra PL que ameaça terras indígenas.
O coordenador executivo do Parlaíndio, cacique Almir Narayamoga Suruí, principal liderança do povo Paiter Suruí, de Rondônia, norte do Brasil, que falou com exclusividade ao Socialismo Criativo.
Confira a entrevista com o cacique Almir Suruí
Líder indígena critica Funai
“É um governo que trabalha contra os povos indígenas, avançando sem constrangimento contra os territórios indígenas. Por isso, queremos a retirada do delegado Marcelo Xavier da presidência da Funai.”
Almir Suruí
De acordo com o advogado do Parlaíndio, Ramires de Andrade, Xavier será denunciado por perseguições e intimidações a lideranças indígenas, retrocessos na demarcação de terras indígenas e a falta de ações voltadas para o combate à pandemia específicas para os povos indígenas.
“Esses são motivos mais que suficientes para demonstrar os conflitos de interesses do sr. Marcelo Xavier. Nós não apontamos a prática de crimes, mas ilícitos de natureza cível. Esses fatos apontados na ação tendem a demonstrar a incompatibilidade de Xavier para o cargo de presidente da FUNAI, em razão da sua flagrante inclinação contrária aos interesses dos povos indígenas e às atribuições do cargo que ocupa.”
Ramires Andrade
Raoni é presidente de honra do Parlaíndio
O Parlaíndio busca representar os 305 povos originários do país e tenta articular politicamente indígenas em todo o território nacional. O presidente de honra do “Parlaíndio” é o cacique Raoni Metuktire, do povo Caiapó, reconhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazónia e pelos direitos dos povos nativos. Em 2020, Raoni figurou na lista dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz.
Mais informações sobre o Parlaíndio podem ser encontradas no site da entidade: https://www.parlaindiobrasil.com.br.