
Os ataques de Israel à Palestina foram condenados pelo papa Francisco neste domingo (16). O pontífice pediu o fim das hostilidades israelenses contra a Faixa de Gaza e afirmou que a morte de crianças durante os ataques “é terrível e inaceitável”.
“Muitos inocentes morreram, entre eles também crianças. Isto é terrível, é inaceitável. A sua morte é um sinal de que não se quer construir o futuro, pelo contrário, querem destrui-lo.”
Papa Francisco
Os bombardeios de Israel contra os palestinos entraram no 7º dia consecutivo neste domingo. Segundo a emissora Al Jazeera, um novo ataque ocorreu pela manhã, derrubando dois prédios e matando ao menos 33 pessoas em Gaza.
Segundo o Ministério da Saúde da região, ao menos 180 pessoas, incluindo 52 crianças, já morreram desde o início dos ataques.
Em celebração semanal realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, Francisco fez “um apelo à calma e aos responsáveis para que ponham fim ao clamor das armas e sigam o caminho da paz”.
“O ódio e violência crescentes que afetam várias cidades de Israel são uma grave ferida para a fraternidade e convivência pacífica entre os cidadãos, que dificilmente será curada se o diálogo não for aberto imediatamente”, afirmou o pontífice.
Liderança do Hamas é alvo de ataques de Israel
A emissora cataria Al Jazeera afirmou que uma das lideranças do Hamas, Yehya al-Sinwar, teve sua casa bombardeada na manhã deste domingo. O paradeiro dele é desconhecido e não há informações se o local estava habitado no momento do ataque.
Além disso, 33 palestinos foram mortos em outro ataque de Israel lançado nesta manhã. O elevado número de mortos faz com que esse seja o mais letal desde o início das hostilidades contra Gaza.
Israel, por sua vez, disse que enfrentou “a maior quantidade de foguetes” nesta madrugada desde o início das hostilidades. Segundo os militares israelenses, uma onda de ataques partindo de Gaza atingiu a região sul do país. Sirenes de alerta foram acionadas na cidade de Beersheba.
Neste sábado, o Exército de Israel bombardeou e destruiu um edifício de 12 andares em Gaza que, além de ter apartamentos residenciais, abrigava escritórios da emissora Al Jazeera e da agência estadunidense Associated Press.
Manifestações de apoio à Palestina mundo afora
Milhares de pessoas em diversos países do mundo saíram às ruas neste sábado (15) para manifestar apoio à Palestina e protestar contra os recentes ataques de Israel à Faixa de Gaza.
Atos foram registrados nas principais cidades da Europa como Paris, na França, Madri, na Espanha, Londres, no Reino Unido, e Berlim, na Alemanha.
Com informações da Opera Mundi