
Após a virada em estados cruciais, o candidato democrata Joe Biden disse que espera vencer a eleição dos Estados Unidos em seu primeiro pronunciamento neste sábado (7). Durante essa sexta-feira (6), Biden conquistou a maioria dos votos em dois estados-chave: a Pensilvânia e a Geórgia.
“Não temos uma declaração final de vitória, mas os números são convincentes, nós vamos ganhar essa eleição”, afirmou o democrata.
Na Pensilvânia, Biden lidera por 27.174 votos, com 99% da apuração, segundo a projeção da agência Associated Press. A margem na Geórgia é menor, mas ele ainda lidera por 4.020 votos, com 99% da apuração.
“Tivemos mais de 74 milhões de votos. É mais do que qualquer outra chapa teve na história, e nosso total de votos está crescendo.”, afirmou Biden em discurso.
Biden pede calma
Com a polêmica em relação aos votos por correio, causada pelo atual presidente, Donald Trump, o democrata repetiu o pedido de calma aos americanos e disse que a contagem é devagar para que todos os votos sejam apurados.
Nessa sexta-feira (6), o Partido Republicano da Pensilvânia pediu à Suprema Corte dos Estados Unidos a interrupção da contagem dos votos que estão chegando atrasados. A decisão não foi acatada. No entanto, o juiz da Suprema Corte Samuel Alito determinou que esses votos enviados por correio e recebidos após 3 de novembro sejam contados paralelamente.
Os republicanos questionam há meses a decisão do estado de aceitar cédulas enviadas com carimbo do dia 3 de novembro. Em discurso, Trump chegou a afirmar que as eleições presidenciais está sofrendo “fraude” e com “votos legais” ele ganharia.
Com informações do G1