
As inscrições para o programa de aceleração de startups “BID ao Cubo Diversidade: Startups em Fase Inicial” estão abertas. Ação tem o objetivo de ajudar cerca de 30 fundadores de startups das regiões Norte e Nordeste a evoluir da fase de ideia até a captação dos primeiros clientes. O foco nestas regiões é justamente para ajudar na evolução do ecossistema de inovação local e aumentar a diversidade, os programas de aceleração costumam ser predominantemente de pessoas do eixo Rio-São Paulo.
O programa é desenvolvido pelo hub de empreendedorismo Cubo Itaú e pelo BID Lab, laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A responsável pela aplicação da metodologia e operacionalização é a Origem by Darwin, empresa do grupo Darwin Startups focada em educação empreendedora. A metodologia usada se chama “Galápagos”.
Duração do programa
Totalmente on-line, a iniciativa terá duração de cinco semanas. A capacitação será composta por quatro módulos principais: Diagnóstico 360º, Validação de Problema, Solução e MVP [Mínimo Produto Viável] e Chegada ao Mercado. Cada módulo terá dois encontros, sendo o primeiro no formato de workshop e o segundo de mentorias em grupo, totalizando oito encontros. Além disso, todas as etapas contam com facilitadores treinados e com experiência relevante para atender a jornada de todas as startups.
Leia também: Startup que conecta fãs e artistas quer crescer na base da emoção
“Nossa parceria com o BID Lab e a Darwin só tem trazido bons resultados ao ecossistema. Só na primeira edição do BID ao Cubo Norte/Nordeste foram mais de 30 conexões realizadas com mantenedores e investidores, 15 mentorias e 90% de engajamento nos workshops. Esses números comprovam o potencial, importância e criatividade dos empreendedores de tecnologia dessas regiões, que apresentam cada vez mais soluções relevantes para resolver as dores de diversas áreas de negócios”, explica Renata Zanuto, co-líder do Cubo Itaú.
Quais startups podem participar?
A iniciativa ainda vai permitir que as startups selecionadas acionem uma rede de conexões de parceiros do projeto, de acordo com o André Hotta, presidente da Origem by Darwin.
O programa irá capacitar empreendedores que possuem uma ideia de negócio ou uma startup “early stage” (fase de ideia até os primeiros clientes) que são sedeadas obrigatoriamente nas regiões Norte e/ou Nordeste do Brasil.
As startups elegíveis devem apresentar projetos inovadores que sejam inclusivos e que gerem impacto social e/ou econômico para melhorar a vida das pessoas.
O BID ao Cubo Diversidade: Startups em Fase Inicial terá também como requisito, diversidade em seu time fundador (mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, histórico de baixa renda, PCD, entre outros).
“Conhecemos o potencial empreendedor das regiões Norte e Nordeste do Brasil e queremos fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação local, criando oportunidades para startups em fase inicial e abrindo espaço para a diversidade. Esses são justamente alguns dos pilares de nossa Visão 2025”, explica Morgan Doyle, representante do Grupo BID no Brasil.
Clique AQUI para fazer a sua inscrição
Com informações do Valor Investe