
Nesta terça-feira (12), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que as medidas de distanciamento físico devem continuar em vigor “até o final de 2021”, mesmo quando os planos de vacinação forem lançados em todo o mundo. Isso porque leva tempo para que as populações alcancem a chamada “imunidade do rebanho”. A afirmação foi feita pela cientista-chefe da OMS, Dra. Soumya Swaminathan.
“Porque mesmo quando as vacinas começarem a proteger os mais vulneráveis, não alcançaremos nenhum nível de imunidade de rebanho ou imunidade de rebanho total em 2021 e mesmo que isso ocorra em algumas comunidades, em alguns países, esta não protegerá todas as pessoas, em todos os locais”, disse a integrante da OMS.
Leia também: OMS alerta para 3ª onda da Covid-19 na Europa no início de 2021
Swaminathan acrescentou que até que a população alcance a imunidade generalizada, as medidas de saúde pública, como o uso de máscaras e distanciamento físico, deverão permanecer em vigor.
“As vacinas vão chegar. Elas vão para todos os países, mas por enquanto não devemos esquecer que existem medidas que funcionam e é muito importante lembrar às pessoas, tanto governos quanto indivíduos, sobre as responsabilidades e medidas que ainda precisamos praticar pelo resto deste ano, pelo menos ”, declarou.
Com informações da CNN Internacional