
João Campos (PSB), prefeito do Recife, anunciou nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, que a cooperativa Ecovida Palha de Arroz será transformada em utilidade pública. A entidade é composta por 15 mulheres que iniciaram o trabalho de coleta de recicláveis em 2014 e passaram a ser cooperadas em 2018. Com a medida, Campos garante a isenção de algumas taxas e impostos para as trabalhadoras.
Leia também: Socialistas brasileiros celebram o Dia Internacional da Mulher
Na justificativa do Projeto de Lei que propõe a medida encaminhada à Câmara de Vereadores, a quantidade de materiais recolhidos pelo projeto demonstra a importância dele para a comunidade dos bairros em que atuam.
“Foram arrecadadas, entre agosto de 2020 até agora, mais de duas toneladas de plástico, material que seria descartado de forma irregular, poluindo o ecossistema da cidade”, afirma o documento.
24 horas de acolhimento
Além do fortalecimento da cooperativa, João Campos anunciou outras medidas voltadas às mulheres. A primeira delas foi a ampliação do horário de atendimento do Centro Clarice Lispector, unidade de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. O local passará a funcionar 24 horas por dia e em três novos pontos da cidade, com equipe composta por psicóloga, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais.
Leia também: Governo do PSB cria aplicativo para vítimas de violência doméstica
“Esse anúncio da expansão do horário de atendimento e da descentralização mostra para a cidade do Recife que a Prefeitura está buscando cuidar das mulheres que mais estão precisando do nosso serviço neste momento, que são as mulheres em situação de violência, agravadas ainda mais com a pandemia”, ressaltou a secretária da mulher, Glauce Medeiros.
Fortalecimento das políticas públicas
Dois novos decretos municipais assinados nesta segunda-feira (8) também apontam para novas políticas públicas de igualdade de gênero. Um deles cria a Câmara Técnica Municipal de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, que tem como objetivo “monitorar políticas públicas e analisar os índices de violência contra a mulher para orientar ações de enfrentamento a serem desenvolvidas pela prefeitura“.
Leia também: Damares usou apenas 1/4 da verba destinada a ações de combate à violência contra a mulher
O outro decreto institui o Núcleo Institucional de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais que irá “orientar as estratégias de ação para implementação de políticas públicas de gênero, diversidade e sexualidade, fortalecendo a intersetorialidade na gestão”, de acordo com informações da prefeitura.
Símbolo da igualdade
Por meio das redes sociais o governo do município também anunciou uma medida simbólica em homenagem às mulheres que busca reforçar o compromisso da atual gestão com a igualdade. A marca da Prefeitura do Recife que originalmente mostrava dois leões coroados foi modificada e agora apresenta um leão e uma leoa.
“É representatividade e representação. Paridade e igualdade de oportunidades. É ponto de partida, e não de chegada. É uma cidade, uma atitude. É Recife. De todas e todos”, afirmou o post.