
O enorme navio cargueiro que bloqueava há seis dias o Canal de Suez, no Egito, foi desencalhado. A informação foi dada pela Autoridade do Canal de Suez (SCA). A previsão é de que o tráfego na rota seja retomado em três dias.
“O almirante Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez, proclamou a retomada do tráfego de navegação no canal”, anunciou a SCA em um comunicado.
Com 400 metros de comprimento, o navio Ever Given ficou encalhado diagonalmente em um setor do sul do canal devido a ventos fortes no dia 23 de março, interrompendo o tráfego na mais curta rota de navegação entre a Europa e a Ásia.
Leia também: Navio gigante fecha Canal de Suez e afeta mercado marítimo internacional
Depois de dragagens e escavações adicionais durante o final de semana, agentes de resgate da SCA e uma equipe da empresa holandesa Smit Salvage trabalharam para liberar o navio usando rebocadores nesta segunda-feira (29). Pouco depois das 10h (horário de Brasília), a embarcação finalmente foi colocada na direção do fluxo no meio do canal.
Presidente egípcio se auto parabenizou
O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, não esperou pelo fim do resgate para se parabenizar no início do dia por uma operação “bem-sucedida”, sendo o famoso canal uma importante fonte de renda para o país.
#BREAKING #Suez Canal Authority Reuters report, saying that the Ever Given vessel has successfully floated and entered the canal’s navigational watersection.#SuezCrisis #suezcanel #السفينة_الجانحة #قناة_السويس pic.twitter.com/GyITfb11Tq
— Daily News Egypt (@DailyNewsEgypt) March 29, 2021
O almirante Osama Rabie afirmou que “o canal funcionará 24 horas por dia depois que o cargueiro voltar a navegar”. “Serão necessários três dias e meio para que todos os navios em espera atravessem o canal”, disse Rabie ao canal Sadaa al-Balad. Ainda será preciso inspecionar a estabilidade do canal antes que o fluxo seja retomado.
Mais cedo, a notícia de que rebocadores tinham conseguido mover a embarcação levou a uma queda no preço do petróleo bruto, já que parte da distribuição global da commodity acabou afetada pelo encalhe. Empresas especializadas em comércio marítimo estimam que, no total, as perdas econômicas direta ou indiretamente ligadas ao encalhe passem de R$ 300 bilhões.
Operação para desencalhar navio levou 5 dias
A operação para liberar a embarcação durou 5 dias e mobilizou retroescavadeiras e equipamentos de dragagem, um grupo de rebocadores e a retirada parcial do peso da embarcação para tentar facilitar o delicado trabalho de engenharia.
Com informações do G1