
Os dois principais candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) protagonizam também as disputas para garantir vagas no Congresso Nacional. No Senado Federal a corrida entre lulistas e bolsonaristas está acirrada. Porém, levantamento feito pelo site Congresso em Foco aponta que os apoiadores do petistas estão na liderança.
De acordo com as últimas pesquisas do Ipec (ex-Ibope), os 13 postulantes ao Senado que apoiam Lula lideram as pesquisas ou estão empatados tecnicamente com o detentor do maior percentual de intenções de votos. O mesmo ocorre com os 11 candidatos que estão alinhados com Bolsonaro.
Leia também: “É agora ou nunca”: convocação ao 7 de setembro mobiliza bolsonaristas
Os candidatos ao Senado alinhados com a chapa Lula-Alckmin estão na liderança, ou tecnicamente empatados, em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Já os candidatos bolsonaristas lideram no Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Sergipe. No Amapá, Goiás, Santa Catarina e Paraná, os líderes não se associam nem a Lula nem a Bolsonaro.
Socialista está entre os favoritos
O ex-governador do Maranhão e candidato ao Senado, Flávio Dino (PSB), tem 50% das intenções de voto e está entre os favoritos. Outros três candidatos, que também apoiam Lula, seguem na liderança: Camilo Santana (PT-CE), com 71% das intenções de votos; Renan Filho (MDB-AL), com 56%; e Wellington Dias (PT-PI), com 49%.
Por outro lado, nomes importantes do bolsonarismo não decolaram na campanha, como os ex-ministros Rogério Marinho (PL-RN) e Damares Alves (Republicanos-DF) e o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Candidata da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ao Senado, Damares está 15 pontos atrás da ex-ministra Flávia Arruda (PL), candidata do partido do presidente.
Mourão aparece na terceira colocação, em empate técnico com Ana Amélia (PSD), que, por sua vez, está empatada tecnicamente com Olívio Dutra (PT) no Rio Grande do Sul.
Veja em que estado cada partido lidera – ou está empatado tecnicamente na primeira colocação:
PSD – 7 (Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina)
PT – 6 (Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Pará)
PL – 6 (Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e Sergipe)
PP – 5 (Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Roraima e Pará)
PSB – 3 (Maranhão, São Paulo e Sergipe)
PSDB – 3 (Amazonas, Goiás e Pernambuco)
União Brasil – 3 (Acre, Amapá e Tocantins)
Podemos – 2 (Paraná e Sergipe)
PDT – 1 (Rio Grande do Norte)
Republicanos – 1 (Rondônia)