
Com Plinio Teodoro
Pesquisa do Instituto Atlas divulgada nesta segunda-feira (8) revela que o ex-presidente Lula soma mais de 60% das intenções de votos entre eleitores da Bahia. Apesar da liderança petista, na disputa estadual, o senador Jacques Wagner (PT) vem se consolidando como principal opositor ao atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que lidera com 45% das intenções de votos. A possível vitória de ACM em 2022 representaria a quebra de 16 anos de hegemonia do PT no Governo da Bahia.
A Bahia tem 10,2 milhões de eleitores, sendo o quarto colégio eleitorla do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, que ouviu 827 pessoas entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, o petista tem 63% das intenções de voto no cenário em que é colocado o nome do governador João Doria (PSDB) na disputa. Jair Bolsonaro (Sem partido) tem 20%, Ciro Gomes (PDT), 9%, e o tucano 1%.
Como candidato do PSDB, o governador gaúcho Eduardo Leite soma 3%. Neste cenário, Lula tem 62%. Bolsonaro e Ciro mantêm o mesmo porcentual de votos na simulação com Doria. Em um eventual segundo turno, Lula vence Bolsonaro por 67% a 20% no estado. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Leia também: Em congresso estadual, PSB lança pré-candidatura de Beto Albuquerque ao governo do RS
A pesquisa mostra ainda que Lula lidera a ranking de imagem positiva entre presidenciáveis, com 60%. O porcentual é apenas 3 pontos porcentuais abaixo do atual governador, Rui Costa (PT), que tem 63%.
Por outro lado, Bolsonaro é o líder da imagem negativa, visto dessa forma por 74% dos baianos, seguido por Paulo Guedes (71%) e Sergio Moro (69%).
Em nenhuma das simulações, o PT alcança o índice de 72,69% dos votos obtidos pelo então candidato petista Fernando Haddad nas eleições de 2018.
ACM derrotaria o PT
Na disputa estadual, o senador Jacques Wagner (PT) perderia a corrida pelo Governo do Estado para o atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que lidera com 45% das intenções de votos. Wagner soma 27%, à frente do ministro da Cidadania, o bolsonarista João Roma (Republicanos), que tem apenas 4% das intenções de votos.
Em 2018, o atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), se elegeu no primeiro turno com 75% dos votos válidos. O segundo colocado, Zé Ronaldo (DEM), obteve 22,26% dos votos.
Socialistas comentam pesquisa
Para a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), a pesquisa revela o cenário após os atos do 7 de Setembro, organizados por Bolsonaro, que luta pela reeleição, ao passo em que cresce a expectativa pela transferência de votos de Lula para o candidato ao governo.
“A pesquisa é uma foto do momento, mas a força de Lula é muito grande na Bahia, pois o governo dele realizou muitas coisas no Estado. À medida que for se afunilando o processo eleitoral, o nome do senador Jaques Wagner se fortalecerá mais, pois ficará claro que a sua candidatura representa o projeto do ex-presidente Lula para a Bahia”. Lídice da Mata
Já o ex-deputado federal constituinte e coordenador do site Socialismo Criativo, Domingos Leonelli, diz que o prestígio eleitoral do PT na região deve influenciar as eleições, que já sofrem influências de outros grupos políticos, como do próprio ACM Neto.
“A grande pergunta é se Lula e Rui Costa conseguem transferir para Wagner seus prestigios eleitorais? A pesquisa revela também um surpreendente apoio de 4% ao PSOL. E a pergunta que não quer calar é como ficarão os aliados de direita do PT com essa força de ACM Neto?”. Domingos Leonelli