
Centenas de milhares de brasileiros estão se dirigindo à Esplanada dos Ministério para participar da posse de Lula (PT) e do Festival do Futuro, que acontecem neste domingo (1º) em Brasília.
Imagens aéreas mostram um mar de gente chegando à região onde se concentrará as atividades. O Festival do Futuro, que reúne mais de 60 artistas, começou às 11h.
Já o cerimonial da posse tem início por volta das 14h – confira a programação – com o desfile em carro aberto, no histórico Rolls Royce presidencial, de Lula e do vice, Geraldo Alckmin (PSB), com as esposas Janja e Lu Alckmin.
Acompanhe ao vivo pela TV Fórum
Ao subir a rampa pela terceira vez para receber a faixa presidencial e discursar no parlatório do Palácio do Planalto, às 16h20 deste domingo (1º), Lula (PT) vai retomar a missão cumprida há 13 anos atrás, quando tirou o Brasil do mapa da fome ao encerrar seu segundo mandato com 82% de aprovação, e voltar à Presidência da República com a missão de unir e reconstruir o país, que foi dizimado desde o golpe de 2016, em especial nos últimos quatro anos, com a ascensão do governo de ultradireita fascista de Jair Bolsonaro (PL).
Esse será o principal foco de seu discurso. Lula vai falar principalmente aos brasileiros mais pobres, sobre as medidas que tomará logo nos primeiros dias de governo, quando pretende montar uma nova base de proteção social e revogar medidas de Bolsonaro que influenciaram na violência – principalmente os decretos para armamento da população – e no desmatamento da Amazônia, outro dos temas prioritários de seu terceiro mandato.
Leia também: O PSB no governo Lula
A festa em Brasília começa nas primeiras horas da manhã, mas o rito da posse terá início oficialmente às 14h30, quando Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), vão desfilar de carro aberto pela Esplanada dos Ministério, em um trajeto de 1,4 km, até o Congresso Nacional.