
Morreu na madrugada hoje, aos 76 anos, Fernando Roth Schmidt. O ex-presidente do Bahia estava internando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cárdio Pulmonar desde a semana passada em decorrência de problemas neurológicos.
Com longo histórico político da esquerda baiana, Fernando Schmidt foi eleito vereador em 1984 pelo partido. Entre 1993 e 1996, exerceu a função de secretário de governo da prefeitura de Salvador, na gestão de Lídice da Mata, então no PSDB. Em 1997 se filiou ao PSB. Já em 2003, no governo do então presidente Lula, se tornou chefe de gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego.
Além disso, foi Secretário de Governo da Bahia durante a gestão de Jaques Wagner (2007 a 2015). Nas redes sociais, Wagner manisfestou o seu pesar.
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, relembrou a atuação de Schmidt na política brasileira e lamentou profundamente o falecimento do colega.
Em nota de pesar, o ex-deputado Domingos Leonelli também lamentou a morte de Schimidt: “Meu amigo e companheiro por mais de 50 anos, Schmidt era um socialista-cristão no corpo e nas vestes de um lord inglês. Era de uma impecável elegância física e de espírito”, registrou.