
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, pretende anunciar nesta sexta-feira (24/4) sua saída do governo Jair Bolsonaro, registra a Veja. Moro convocou um pronunciamento para as 11 horas no Ministério da Justiça. Será nesta fala que ele deve oficializar seu desembarque do governo.
Na avaliação de aliados de Moro, Bolsonaro atropelou de vez o ministro ao ter publicado a demissão de Valeixo durante as discussões que ainda ocorrem nos bastidores sobre a troca na PF e sua permanência no governo. Diante desse cenário, crescem as expectativas sobre a saída do ministro ainda nesta sexta.
Mais popular ministro do governo, Moro, a quem a PF é subordinada, não gostou do que ouviu e afirmou que “se Valeixo sair, eu saio”.
Diante da reação do chefe da Justiça, Bolsonaro não recuou da intenção de trocar o comando da PF. Horas depois, a exoneração de Valeixo foi publicada no Diário Oficial da União.
Acossado por teorias de que pode ser traído a qualquer momento por seus auxiliares, Jair Bolsonaro costuma dizer que nenhum ministro é insubstituível.
O ministro também tem se mostrado, nos bastidores, insatisfeito com a condução do combate à pandemia do coronavírus por parte de Bolsonaro. Moro, por exemplo, atuou a favor de Luiz Henrique Mandetta (ex-titular da Saúde) na crise com o presidente.