
A maior consultoria de análise de riscos políticos do mundo, a Eurasia Group, avalia que Lula (PT) é o favorito para vencer as eleições de outubro. De acordo com o documento, divulgado nesta segunda-feira (18), o petista tem 70% de chances de vitória.
Apesar do crescimento de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas, especialmente, após o ex-juiz parcial Sergio Moro (UB) ter sua candidatura enterrada pelo seu mais novo partido, União Brasil, Lula segue firme na preferência do eleitorado.
Para a consultoria, as chances de reeleição do atual ocupante do Palácio do Planalto passaram de 20% para 25% e mantém inalterado favoritismo de Lula. As informações do Valor.
As recentes mudanças nas pré-candidaturas enterraram de vez as chances de crescimento da terceira via, que teve a possibilidade de reeleição caírem de 10% para 5%.
Além da saída de Moro, João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) estão estagnados nas pesquisas. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro lugar na disputa, mas distante de Lula e Bolsonaro.
Para chegar aos resultados, a consultoria analisa os resultados de pesquisas de 12 institutos sobre a avaliação do governo, realizadas entre maio de 2020 e abril deste ano.
Leia também: União Brasil enterra Moro e confirma pré-candidatura de Bivar à presidência
Porém, apesar das boas perspectivas, ações eleitoreiras como as que Bolsonaro vêm implementando, podem aumentar as suas chances de crescimento, especialmente, se a rejeição a Lula crescer.
No primeiro trimestre de 2022, a aprovação de Bolsonaro alcançou uma média de 35% de aprovação. “Quando se observa apenas para o conjunto de dados, as chances de vitória de Bolsonaro aumentam de 19% para 36%”, pondera o documento.