
Os ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o FHC, se reuniram no final da tarde desta sexta-feira (7) no apartamento do tucano em São Paulo (SP).
O encontro vem após FHC, histórico adversário político de Lula, declarar apoio ao petista no segundo turno das eleições para a presidência.
“Um reencontro democrático com o FHC”, escreveu Lula ao divulgar uma foto do encontro em que ambos aparecem sorridentes e fazendo sinal de positivo com as mãos.
Um reencontro democrático com @FHC.
— Lula 13 (@LulaOficial) October 7, 2022
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/RZ70PTAfSY
Apoio
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou em sua conta do Twitter, na manhã de quarta-feira (5), que vota no ex-presidente Lula.
FHC disse que “neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social”. E confirmou: “voto em Luiz Inácio Lula da Silva.”
“A luta contra a ditadura contou com a coragem de muitos brasileiros”, escreveu ainda o ex-presidente tucano, junto a uma foto antiga em que aparece distribuindo panfletos com Lula, ainda na época do regime militar.
A luta contra a ditadura contou com a coragem de muitos brasileiros. pic.twitter.com/8m1pk7J5Qr
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022
Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022
Voto em Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/xgs6citdJv
Lula e Bolsonaro voltam a se enfrentar no 2º turno
Com 99,84% dos votos apurados até agora e oficialmente divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual mandatário nacional, Jair Bolsonaro (PL), está confirmado. A próxima etapa do pleito está marcada pela daqui a quatro semanas, em 30 de outubro.
Às 23h43, o petista tinha 48,39% dos votos e o radical de extrema direita 43,23%, números bem diferentes daqueles mostrados pelos três principais institutos (Datafolha, Ipec e Quaest), que mostravam uma margem muito mais em favor de Lula.
A partir desta segunda-feira (3), os 3,05% de Ciro Gomes (PDT) e os 4,16% de Simone Tebet (MDB) serão fundamentais para decidir a disputa presidencial mais importante do Brasil desde a redemocratização.
Lula sobre vitória e segundo turno
Em declaração na noite desde domingo (2), Lula (PT) se declarou otimista, disse que vencerá a eleição presidencial e que o segundo turno, que disputará contra Jair Bolsonaro, é “apenas uma prorrogação”.
“Toda eleição que disputo tenho vontade de ganhar no 1º turno, mas nem sempre é possível”, disse Lula.
“Tem uma coisa na minha vida que me estimula e que me faz renascer todo dia que é a crença de que nada acontece por acaso. Durante toda essa campanha a gente esteve na frente nas pesquisas de opinião pública, de todos os institutos, mesmo aqueles que não queriam que a gente ganhasse me colocavam em primeiro lugar. E eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições e quero dizer para vocês que nós vamos ganhar essas eleições. Isso para nós é apenas uma prorrogação”, emendou o petista.