
O pré-candidato a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupa a liderança das intenções de voto na Bahia com folga. O petista soma 63%, de acordo com a mais recente pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (18).
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 17% das intenções de voto no Estado. Enquanto Ciro Gomes (PDT) pontua com 5%.
Leia também: Bolsonaro admite que as pessoas viviam melhor quando Lula era presidente
O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o deputado André Janones (Avante) têm 2% cada um e a senadora Simone Tebet (MDB) fica com 1% das intenções de votos dos baianos.
Na pesquisa espontânea, ou seja, quando o instituto não apresenta o nome dos candidatos, Lula lidera com 45% das intenções de voto. Enquanto Bolsonaro soma 13%.

Leia também: SÃO PAULO: Datena com Bolsonaro, Aloiysio Nunes com Lula e Doria quase fora
Bolsonaro só consegue reduzir a margem do petista entre eleitores evangélicos, em que vai a 30% das intenções de voto, contra 43% de Lula.
A Bahia soma 10,4 milhões eleitores e é o quarto maior colégio eleitoral do Brasil, o equivalente a 6,9% do total nacional.
Ainda de acordo com a pesquisa, 26% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições em 2018 agora afirmaram que votarão em Lula.
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, destacou que a situação de Bolsonaro na Bahia é consideravelmente pior do que os números do cenário nacional.
“Na pesquisa nacional, 58% dizem que Bolsonaro não merece um segundo mandato. Na Bahia, 76% acham que Bolsonaro não merece ser reeleito”, diz Nunes.
O instituto ouviu 1.140 pessoas entre os dias 13 e 16 de maio em 74 cidades baianas. A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais com 95% de confiabilidade.