
Após anos de perseguição política e judicial e mais de 580 dias preso, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu a volta por cima, provou sua inocência, venceu uma das mais duras eleições da história e, aos 77 anos de idade, se tornou presidente da República do Brasil pela terceira vez.
O mandatário foi oficialmente empossado em sessão solene no Congresso Nacional, em Brasília, na tarde deste domingo (1). Uma multidão de centenas de milhares de pessoas acompanha a cerimônia nas ruas da capital federal.
Após fazer o tradicional desfile em carro aberto, sendo ovacionado pelo público, Lula subiu a rampa do Congresso e foi cumprimentado pelos chefes de Poderes, dezenas de deputados e senadores, novos ministros e chefes de Estado de diferentes países.
Leia também: O PSB no governo Lula
A sessão solene foi aberta pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com pedido de 1 minuto de silêncio em homenagem ao jogador Pelé e ao Papa Emérito Bento XVI, ambos falecidos na última semana.
Após a execução do Hino Nacional, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin cumpriram o rito de juramento em que assumem os compromissos constitucionais como chefes do Executivo. Rodrigo Pacheco, então, declarou Lula empossado presidente, oficializando o início do terceiro mandato do petista.
Acompanhe a cerimônia:
Ao subir a rampa pela terceira vez para receber a faixa presidencial e discursar no parlatório do Palácio do Planalto, às 16h20 deste domingo (1º), Lula (PT) vai retomar a missão cumprida há 13 anos atrás, quando tirou o Brasil do mapa da fome ao encerrar seu segundo mandato com 82% de aprovação, e voltar à Presidência da República com a missão de unir e reconstruir o país, que foi dizimado desde o golpe de 2016, em especial nos últimos quatro anos, com a ascensão do governo de ultradireita fascista de Jair Bolsonaro (PL).