
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. Leucoplasia consiste em manchas ou lesões espessas e brancas. Segundo nota divulgada pelo hospital, o procedimento mostrou ausência de neoplasia — crescimento do número de células.
Ele teve alta nesta segunda-feira (21), às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski Dr. Luiz Francisco Cardoso, informa a nota.
Antes de embarcar para a COP27, Lula já havia ido ao hospital no último dia 12 para exames de rotina. Na ocasião, os exames haviam mostrado normalidade, com remissão do tumor diagnosticado em 2011. Apesar disso, ele havia apresentado inflamação na garganta por esforço vocal e leucoplasia na laringe.
Leia também: Discurso de Lula na COP27 traz o Brasil ao cenário da diplomacia internacional
Na ocasião, o médico Roberto Kalil Filho, que cuida da saúde de Lula, tinha informado que leucoplasia é uma mancha ou placa branca, geralmente benigna. O petista deve permanecer em São Paulo nesta segunda, sem agenda pública.