
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode indicar alguns ocupantes da Esplanada dos Ministérios no próximo governo antes da diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima segunda-feira (12). Segundo informações da Revista Fórum, os nomes de Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa) e Fernando Haddad (Fazenda) podem ser confirmados ainda nesta semana.
Leia também: Lula se reúne com PSB para avaliar conjuntura política
“Ontem, no final da noite, quando eu estava saindo do CCBB, conversei com integrantes da transição que me disseram que há a possibilidade de Lula indicar, não só o ex-ministro José Múcio Monteiro para o ministério da Defesa, mas também indicar os ministros da Fazenda e Justiça já nesta semana e não aguardar a diplomação”, disse Eduardo Meirelles, jornalista da Fórum.
Indicação antecipada de Lula tem motivo
O objetivo em antecipar os nomes de ministros, em especial o de José Múcio, de acordo com Lauro Jardim, será o indicado procurar imediatamente os comandantes das três forças para definir os nomes dos seus sucessores.
O acordo é que os novos comandantes sejam os oficiais mais antigos de cada força, como reza a tradição militar.
Se a decisão for mesmo essa, o novo comandante do Exército será o general Julio Cesar de Arruda, chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Para a Marinha irá o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire. E o comandante da Aeronáutica o brigadeiro Marcelo Damasceno. Os dois últimos ocupam a chefia do estado-Maior de suas Forças.