
O ex-presidente Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-ministro Fernando Haddad participam neste sábado (9), às 10h30, de um ato em defesa da democracia, contra a fome e por emprego e moradia, em Diadema (SP). O prefeito da cidade, José de Filippi Júnior, é uma liderança histórica do PT.
O evento acontece na Praça da Moça e estarão presentes líderes de todos os partidos que integram a aliança Vamos Juntos pelo Brasil: PT, PCdoB, PV, PSOL, PSB, Solidariedade e Rede.
Depois do atentado durante ato da campanha na Cinelândia, Rio de Janeiro, na última quinta (7) e do assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe na sexta (8), as medidas de segurança foram reforçadas para a manifestação em Diadema.
Assista ao ato das pré-campanhas Lula-Alckmin e Haddad aqui:
Lula, Alckmin e Freixo arrastam multidão no Rio
O ex-presidente Lula (PT), o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) e o pré-candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB-RJ) reuniram uma multidão em ato político intitulado “Sempre Juntos Pelo Rio”, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira (7). Sob um rígido protocolo de segurança, apoiadores e militantes de partidos de esquerda estiveram presentes com bandeiras e instrumentos musicais. Cerca de 30 mil pessoas eram esperadas pela organização do evento.
No palanque, ao lado de Lula, Alckmin e Freixo, estava o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano (PT), além de lideranças locais dos partidos PT, PSB, PCdoB, PSol, PV, Solidariedade e Rede.
Antes do discurso, a cantora Marina Iris cantou o Hino Nacional. Momentos depois, foi exibido um vídeo que questionava ao público: “Que Brasil você quer o do Ódio ou do amor”. O ato foi transmitido em tempo real pelas redes sociais do ex-presidente. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi o primeiro a discursar e fez críticas ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Juliano Medeiros, presidente Nacional do Psol, agradeceu aos partidos da esquerda carioca. Ambos políticos falaram sobre o enfrentamento aos grupos milicianos no Rio de Janeiro.
O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) discursou brevemente como líder partidário do PSB antes da chegada de Lula. “Hoje, o Rio tem a lástima de ter três senadores bolsonaristas representando nosso estado, não trouxeram nada para o Rio de Janeiro, não trouxeram um único legado. Precisamos mudar essa história, enfrentar o [presidente Jair] Bolsonaro com determinação e sem conciliação. Precisamos enfrentar e derrotar [o governador do RJ] Cláudio Castro, sem conciliação e ambiguidades”, discursou Molon.
Já a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, falou sobre as mortes por covid-19 no país. André Ceciliano seguiu discursando e ressaltou a presença de moradores de rua na cidade do Rio. Antes do discurso de Freixo, foi exibido um vídeo com imagens de Lula e o candidato ao Palácio Guanabara. Em seu pronunciamento, Freixo também fez críticas ao governo Bolsonaro. Ele ressaltou que Lula merece ganhar a eleição no primeiro turno. O candidato ao governo do estado também falou sobre a vereadora assassinada no Rio, Marielle Franco.
O ato teve a participação da socióloga Rosângela da Silva, a Janja, esposa de Lula, que cantou o jingle de campanha do ex-presidente.