
Diversos líderes mundiais parabenizaram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleição presidencial, no último domingo (30). O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheceu a vitória e pediu cooperação a Lula. Além de Biden, os presidentes de França, Portugal, Argentina, Chile, China, Colômbia, entre outros, já manifestaram apoio a vitória do petista. Confira abaixo:
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Lula e exaltou o Brasil por um “processo eleitoral livre, justo e confiável”. Em nota divulgada nas redes sociais, Biden disse ainda que espera trabalhar em conjunto com o novo presidente brasileiro.
.@POTUS: “Parabéns ao Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos”. https://t.co/u7hHrGmplN pic.twitter.com/AGhG5xB0oz
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) October 30, 2022
Xi Jinping, presidente da China
O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou Lula por sua vitória na eleição presidencial do Brasil, segundo a emissora estatal CCTV. “Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil”, disse Xi.
“Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos.”
Emmanuel Macron, presidente da França
O presidente da França, Emmanuel Macron, citou que a vitória de Lula marca o “início a um novo capítulo da história do Brasil”. Macron pede ao presidente eleito a união de forças para superar “desafios comuns”.
Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 30, 2022
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial e fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”, disse o premiê.
The people of Brazil have spoken. I’m looking forward to working with @LulaOficial to strengthen the partnership between our countries, to deliver results for Canadians and Brazilians, and to advance shared priorities – like protecting the environment. Congratulations, Lula!
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) October 30, 2022
António Costa, primeiro-ministro de Portugal
O atual primeiro-ministro de Portugal, António Costa, declarou que já parabenizou Lula pela vitória. “Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente @LulaOficial pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos”, escreveu.
Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente @LulaOficial pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais.
— António Costa (@antoniocostapm) October 30, 2022
Josep Borrell Fontelles, chefe da diplomacia da União Europeia
“Cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns @LulaOficial pela sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar nas relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado”, disse o diplomata.
Brazilian citizens went to the polls to elect their new president in a peaceful and well-organised election
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) October 30, 2022
Parabéns @LulaOficial on your election!
I look forward to working together & advancing EU-Brazil relations with your government, and with new Congress & State authorities https://t.co/JgSthRYGT9
Alberto Fernández, presidente da Argentina
“Parabéns, @LulaOficial! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, disse Fernández.
¡Felicitaciones @LulaOficial! Tu victoria abre un nuevo tiempo para la historia de América Latina. Un tiempo de esperanza y de futuro que empieza hoy mismo.
— Alberto Fernández (@alferdez) October 30, 2022
Acá tenés un compañero para trabajar y soñar a lo grande el buen vivir de nuestros pueblos. pic.twitter.com/ozfyBVpk4f
Ursula von der Leyen, presidente da União Europeia
A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, declara-se “ansiosa para trabalhar” com Lula da Silva. Von der Leyen considera que o trabalho entre a União Europeia e o Brasil deve ter como finalidade “enfrentar os desafios globais prementes”.
Congratulations, @LulaOficial, on your election as President of Brazil.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) October 31, 2022
I look forward to working with you to address pressing global challenges, from food security to trade and climate change.
Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba
“Te abraçamos, irmão presidente Lula”, declarou o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Te abrazamos hermano Presidente Lula pic.twitter.com/1LQpF7xXRP
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) October 30, 2022
Gabriel Boric, presidente do Chile
Eleito em março deste ano, o presidente do Chile, Gabriel Boric, falou em “alegria” com a vitória de Lula.
Lula. Alegría! https://t.co/ORsTb06D8y
— Gabriel Boric Font (@gabrielboric) October 30, 2022
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai
“Saudamos o presidente eleito do Brasil @LulaOficial. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais”, afirmou Pou.
Saludamos al presidente electo de Brasil @LulaOficial
— Luis Lacalle Pou (@LuisLacallePou) October 30, 2022
Confiamos en trabajar para un Mercosur moderno y abierto al mundo.
Así mismo esperemos continuar y mejorar las muy buenas relaciones bilaterales.
Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina
“Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigada, povo do Brasil. Obrigada, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul”, afirmou Kirchner.
Hoy más que nunca, amor y mucha felicidad. Gracias pueblo del Brasil. Gracias compañero Lula por devolverle la alegría y la esperanza a nuestra América del Sur. pic.twitter.com/tEG9uYlJsk
— Cristina Kirchner (@CFKArgentina) October 30, 2022
Pedro Castillo Terrones, presidente do Peru
“O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada @LulaOficial, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria”, afirmou Terrones.
El Perú felicita al presidente electo de Brasil, al compañero @LulaOficial, obrero, sindicalista, luchador. Su triunfo es fundamental para fortalecer la unidad de Latinoamérica y la justicia social de la Patria Grande. https://t.co/hN8Ge3yEnW
— Pedro Castillo Terrones (@PedroCastilloTe) October 30, 2022
Luis Alberto Arce, presidente da Bolívia
“Parabéns, irmão @LulaOficial, eleito presidente do #Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”, pontuou o boliviano.
¡Felicidades hermano @LulaOficial, presidente electo de #Brasil!
— Luis Alberto Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) October 30, 2022
Tu victoria fortalece la democracia y la integración latinoamericana. Estamos seguros que conducirás al pueblo brasileño por el camino de la paz, el progreso y la justicia social.
¡Jallalla Brasil🇧🇷! pic.twitter.com/GSznOi89ih
Guillermo Lasso, presidente do Equador
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, afirmou que é com a “democracia que seguiremos fortalecendo a amizade e cooperação”.
Felicito a @LulaOficial por su elección como presidente de la República Federativa de Brasil. En democracia, seguiremos fortaleciendo la amistad y cooperación entre nuestros países, por mejores días para nuestros ciudadanos. Nuestra región se sigue integrando en pluralidad.
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) October 30, 2022
Andrés Emanuel, presidente do México
“Lula ganhou, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”, afirmou o presidente do México, Andrés Emanuel.
Ganó Lula, bendito pueblo de Brasil. Habrá igualdad y humanismo. pic.twitter.com/2nCg5yo5UD
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) October 30, 2022
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
O presidente da Ucrância, Volodymyr Zelensky, se manifestou no Twitter e declarou que confia “numa colaboração ativa com um amigo da Ucrânia de longa data e no reforço da parceria estratégica” entre os dois países para “assegurar democracia, paz, segurança e prosperidade”.
Parabéns a @LulaOficial com vitória nas eleições presidenciais no Brasil.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 31, 2022
Confio numa colaboração ativa com amigo da Ucrânia de longa data e no reforço da parceria estratégica 🇺🇦-🇧🇷 para assegurar democracia, paz, segurança e prosperidade na Ucrânia, no Brasil e no mundo inteiro!
Vladimir Putin, presidente da Rússia
Parceiro do Brasil no Brics, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o resultado do pleito confirma a “grande autoridade política” do petista.
“Espero que, fazendo esforços conjuntos, possamos garantir o desenvolvimento da cooperação russo-brasileira em todos os setores”, afirmou o mandatário em um telegrama para Lula.
Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também parabenizou Lula pela vitória e afirmou que deseja trabalhar em questões como a proteção dos recursos naturais do planeta.
Congratulations to @LulaOficial on his victory in Brazil’s election.
— Rishi Sunak (@RishiSunak) October 31, 2022
I look forward to working together on the issues that matter to the UK and Brazil, from growing the global economy to protecting the planet’s natural resources and promoting democratic values.