
Parlamentares do PSB vêm utilizando as redes sociais desde o último domingo (17), quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval para o uso da Coronavac e AstraZeneca, para destacar o empenho dos governos estaduais e das prefeituras em promover a vacinação contra a Covid-19 de suas populações em um momento em que o governo federal ainda patina na produção e distribuição dos imunizantes.
Segundo o Centro de Levantamento Público (CLP), que organiza dados para o Ranking de Competividade de Municípios, capitais de médio e pequeno porte vêm registrando um melhor desempenho em campanhas de vacinação do que as maiores metrópoles do país, segundo dados de 2019. Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Vitória (ES) e Manaus (AM) são destaques na cobertura vacinal, com mais de 80% da população imunizada.
A média nacional é 70%. O início da vacinação contra a Covid-19, no entanto, reacendeu a corrida na Política Nacional de Imunização em todo o país.
Após 10 meses de pandemia
Representante do PSB no Paraná, Aliel Machado comemorou o início da imunização paranaense nesta terça-feira (19). “Doses de Esperança! Acabaram de chegar as primeiras doses da vacina para Ponta Grossa e região. Ainda é apenas um início, mas depois de 10 meses de uma pandemia que já tirou milhares de vidas, renova as nossas esperanças”, escreveu em suas redes.
“Vamos vencer a pandemia”
Representante do partido da Paraíba, Gervásio Maia (PSB-PB) deixou uma mensagem de esperança com o processo de imunização. “Vacinação têm início na Paraíba. Vamos vencer a pandemia!”, comentou.
Transparência do governo federal
Além de comemorar a vacinação da primeira pessoa no Distrito Federal, a senadora Leila Barros (PSB-DF) reiterou o compromisso com um uma política de imunização transparente e efetiva por parte do governo federal.
“A vacinação precisa ser realizada com eficiência e com transparência pelo governo local e, claro, vamos acompanhar. Não é momento para relaxarmos e devemos seguir os protocolos de segurança, seguir com a higienização das mãos, manter o uso das máscaras e evitar aglomerações”, recomendou.
Imunização contra a Covid-19 no RN
Já Rafael Motta (PSB-RN) usou as redes sociais para anunciar o início da vacinação contra a Covid-19 em território potiguar. “A distribuição das doses para os municípios potiguares já começou e o ato simbólico de início da campanha de imunização ocorre ainda hoje”.
Saúde em Pernambuco
Repercutindo as ações lideradas pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e pelo prefeito de Recife, João Campos (PSB), o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) não escondeu a emoção ao compartilhar a imagem da primeira imunizada em solo pernambucano.
“Uma imagem para ficar na memória. Depois de tantos momentos de aflição, a vacina chegou em Pernambuco. E a primeira vacinada é a técnica de enfermagem Perpétua do Socorro, que vem atuando na linha de frente do combate ao Coronavírus e ajudando a diminuir a tragédia que vivemos”, comentou.
“Momento histórico”
João Campos, por sua vez, pediu que a enfermeira siga salvando vidas. “Perpétua do Socorro é recifense, mulher negra, moradora do Ibura, na periferia do Recife, técnica em enfermagem e trabalha na UTI de doenças infectocontagiosas do Huoc há 25 anos. É a primeira pessoa a ser vacinada em PE. Momento histórico! Continue a salvar vidas, Perpétua!!”.