por: Socialismo Criativo Postado em: 24/10/2018 - 20:12 Atualizado em: 03/03/2020 - 15:29
por redação O POVO Online em 16/10/2018.
O mapeamento ABStartups buscou cidades de fora dos grandes centros onde estão as principais startups – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis – que desenvolvem esse mercado de forma progressiva.

(Foto: Startup Weekend Education Fortaleza / Divulgação)
Levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) divulgada na Exame coloca Fortaleza como uma das 15 melhores cidades para abrir negócios no Brasil. A lista leva em conta cidades afastadas dos grandes centros econômicos e de inovação do País. Foi destacada pela revista que a Capital é uma das cidades que mais possuem startups fora das grandes metrópoles brasileiras.
O mapeamento ABStartups buscou no Brasil cidades de fora dos grandes centros onde estão as principais startups – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis – que desenvolvem esse mercado de forma progressiva.
As cidades citadas que receberam destaque na lista foram Londrina, no Paraná, Uberaba, em Minas Gerais, e Fortaleza. A capital cearense é uma das três cidades nordestinas citadas. A associação coloca as localidades como “ambientes vibrantes” onde a atividade se fortalece “intensamente”.
Responsável pelo mapeamento, o gerente de comunidades da ABStartups, Marcos Medeiros, analisa a importância dessa iniciativa como forma de favorecer o surgimento de mais e melhores startups.
“Toda vez que fixamos os olhares para os grandes centros econômicos do País, deixamos de ver a quantidade de talentos, histórias e grandes cases de sucesso em outras regiões. É importante dar mais conexões e janelas para elas, pois assim esses ecossistemas se tornam mais fortes, dando mais suporte aos atuais negócios e inspirando empreendedores”, finaliza.
Fortaleza foi carinhosamente apelidada de “Rapadura Valley” pela associação, que mapeou 118 startups na Cidade. A maioria no setor de saúde e bem-estar, representando 5,93%.
Startups locais como Agencia Edu, Delfos, Desenrolado, GoCase, Mobilis, Resolvvi e TotalCross foram destacadas pelo levantamento. Eventos como o Startups Weekends e os Meetups StartupCE, do Sebrae, como também a Rede de Incubadoras do Ceará, onde estão abrigadas as incubadoras universitárias, fomentam a atividade e formam novos talentos da área, em Fortaleza.
Ainda foram citadas pela ABStartups algumas aceleradoras como a Baita Nordeste, Casa Azul Ventures, ICC BioLabs e Wave, além da M. Dias Branco e do instituto de pesquisa Fiocruz, que segundo a revista ajudam a fortalecer o ecossistema de inovação no Ceará, assim como a presença de entidades de investimento e iniciativas do poder público como os programas Corredores Digitais, CriarCE, Citinova e Funcap.
Confira lista completa de cidades citadas na pesquisa:
1 – Belém-PA
2 – Campo Grande-MS
3 – Caxias do Sul-RS
4 – Cuiabá-MT
5 – Fortaleza-CE
6 – Goiânia-GO
7 – Joinvile-SC
8 – Juiz de Fora-MG
9 – Londrina-PR
10 – Manaus-AM
11 – Natal-RN
12 – Rio Branco-AC
13 – Salvador-BA
14 – São José dos Campos-SP
15 – Vitória-ES
Fonte: O POVO Online.