
Os nomes que faltavam para concluir os 18 que compõem o secretariado do prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), foram anunciados ontem. Nas redes sociais, o socialista destacou o cumprimento de umas de suas principais propostas de campanha: garantir 50% de mulheres em cargos de liderança da Prefeitura.
“Hoje é um dia de grande emoção. Vou concluir o anúncio do secretariado e já enfatizo aqui que o Recife terá o melhor time do Brasil para governar uma capital. Sobre a promessa de colocar 50% das mulheres em cargos de liderança, o que incluía diretorias, secretarias executivas, gerências, nós fomos além. Estamos garantindo 50% de mulheres no comando das secretarias”, afirmou João.
A iniciativa, segundo João, fez o Recife largar na frente e ser a primeira Capital a anunciar a composição do seu secretariado com metade de mulheres e metade de homens.
“Estamos vivendo um dia histórico, celebramos a vanguarda do Recife em realizações e no cumprimento da boa política.”,disse.
Foram apresentados os secretários municipais que fecham a composição do quadro para a administração que se inicia em 2021: Glauce Medeiros (Mulher), Carlos Muniz (Governo e Participação Social), Rafael Dubeux (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Maria Eduarda Medicis (Habitação), Cacau de Paula (Turismo e Lazer), Rodrigo Coutinho (Esportes), Carlos Ribeiro (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Eri-ka Moura (Saneamento) e Leonardo Bacelar (Política Urbana e Licenciamento).
Além deles, o atual secretário de Finanças do município, Ricardo Dantas, foi anunciado para a Con-troladoria Geral. Nos dias anteriores, João anunciou os nomes de Maíra Fischer (Finanças), Felipe Martins Matos (Planejamento, Gestão e Transformação Digital), Ma-rília Dantas (Infraestrutura), Lu-ciana Albuquerque (Saúde), Fred Amâncio (Educação), Adriana Rocha (Trabalho e Qualificação Profissional), Ricardo de Mello (Cultura), Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas) e Murilo Cavalcanti (Segurança Cidadã). O presidente do PSB no Recife, Gabriel Leitão, ainda deve ser anunciado para a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB).
Partidos
Com os anúncios de ontem, João acomodou mais partidos aliados na sua gestão. Além de Adriana Rocha, como indicação do PDT, e Murilo Cavalcanti, do MDB, integram a gestão socialista Cacau de Paula, filiada ao PSD e filha do deputado federal e presidente da sigla em Pernambuco, André de Paula, e Rodrigo Coutinho, filho do deputado federal e presidente do Solidariedade no Estado, Augusto Cou-tinho.
Com a ida de Rodrigo para a secretaria, inclusive, ele, que foi reeleito pela legenda, abre vaga na Câmara do Recife para o primeiro suplente, Professor Mirinho, também do SD. A ida do vereador eleito pelo PSB Carlos Muniz, que está na equipe de transição de João, para a pasta de Governo e Participação Social também abre uma cadeira na Casa legislativa para o seu suplente, Rinaldo Júnior (PSB). Na cota do PCdoB, da vice-governa-dora Luciana Santos, está Glauce Medeiros na secretaria da Mulher.
O Republicanos, presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho, por sua vez, ficou com a pasta Saneamento, com Erika Moura. Já o PP, do deputado federal Eduardo da Fonte, ficou com a indicação da secretaria de Habitação, com Maria Eduarda Medicis.