
O novo prefeito da cidade de Recife, capital de Pernambuco, será definido apenas em segundo turno, no próximo dia 29 de novembro. A disputa ficará entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).
Com 100% dos votos totalizados, João Campos obteve 233.028 votos (29,17% dos votos válidos), contra 223.248 (27,95%) votos recebidos por Marília Arraes. Foram 230.157 abstenções (19,89% do total do eleitorado), 45.448 votos brancos e 82.928 votos nulos.
Disputa em família
João e Marília são primos de segundo grau. Ela é filha de Marcos Arraes de Alencar, que é irmão de Ana Arraes de Alencar, ambos filhos do ex-governador Miguel Arraes. Ana, por sua vez, é a mãe de Eduardo Campos, também ex-governador de Pernambuco, pai de João Campos.
Durante o primeiro turno, João Campos liderou todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ibope e pelo Datafolha. Marília chegou a ficar em terceiro lugar, atrás de Mendonça Filho.
“O Recife não vai andar para trás”, disse João Campos em coletiva de imprensa realizada no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade, na noite deste domingo (15).
Perfis de João Campos e Marília Arraes
João Campos (PSB), de 26 anos, é engenheiro civil, deputado federal e vice-líder do PSB na Câmara dos Deputados. Ele assumiu o cargo de chefe de gabinete do governo de Pernambuco, em 2016, durante o mandato de Paulo Câmara. O candidato também é vice-presidente nacional de Relações Federativas do Partido Socialista Brasileiro. Nestas eleições, concorre pela coligação Frente Popular do Recife. Sua candidata a vice é a advogada Isabella de Roldão (PDT).
Marília Arraes (PT), 36 anos, é formada em Direito. Foi vereadora do Recife por três mandatos e é deputada federal e vice-líder do PT na Câmara dos Deputados. Nestas eleições, concorre pela coligação Recife, cidade da gente. Seu candidato a vice é o advogado João Arnaldo (PSOL).