
O prefeito socialista João Campos (PSB-PE) anunciou no Twitter que as inscrições para a seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni Recife) começam nesta quarta-feira (26) e podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, na internet. Neste primeiro semestre, as instituições de ensino superior parceiras oferecem 92 bolsas de estudo universitárias gratuitas para 29 cursos.
Campos declarou que o programa “é uma oportunidade para quem sonha com a graduação de ensino superior”.
Podem se inscrever no Prouni Recife 2022.1 estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2021. Além de morar na capital pernambucana por, no mínimo, três anos, contados antes da data de inscrição no programa, é preciso comprovar renda familiar bruta (per capita) de até dois salários mínimos.
Leia também: João Campos cria medidas para ampliar vacinação no Recife
Para se candidatar, os estudantes precisam cumprir outros critérios, como não ter diploma de nível superior e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição de ensino privada na condição de bolsista integral.
A inscrição também se estende aos professores da rede pública de ensino do município do Recife, independente da renda familiar per capita.
De acordo com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, o programa municipal tem o objetivo de reparar a desigualdade social e educacional, abrindo novas oportunidades para os jovens, e contabilizou mais de 1,1 mil bolsistas.
A previsão da prefeitura do Recife é de que os resultados dos estudantes pré-selecionados para a primeira convocação do Prouni Recife sejam divulgados no dia 3 de fevereiro, também na internet. Se as vagas não forem preenchidas após o período disponibilizado para matrículas, estão previstas novas convocações no prazo mínimo de até 72 horas.
Caso não seja formada turma para os cursos ofertados em cada instituição de ensino superior, deve ser aberta a possibilidade de remanejamento do bolsista para outros cursos afins das áreas de saúde, humanas e exatas, também segundo a prefeitura da capital.
Cursos oferecidos
Durante a inscrição, os estudantes podem escolher entre os cursos de direito, medicina, ciências contábeis, odontologia, psicologia, publicidade e propaganda, nutrição, entre outros. Entre as universidades parceiras do programa, estão a Maurício de Nassau, Estácio, Unit, UniFBV, UniFG, Nova Roma e UVA.
Para os professores da rede municipal, os cursos disponíveis são os de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. A lista completa dos cursos e as regras da seleção estão no edital publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (25).