
O ex-presidente estadual da Juventude Socialista Brasileira (JSB) no Espírito Santo, Jiberlandio Miranda, foi nomeado como subsecretário de Políticas para as Juventudes (SUBJUV) no governo do Espírito Santo. O estado, gerido por Renato Casagrande (PSB), tem sido exemplo para todo o país nas políticas públicas para os jovens e adolescentes.
A SUBJUV vai coordenar os trabalhos da Gerência de Juventude e promover espaços de participação dos jovens na construção de políticas públicas. Atualmente, a principal frente de trabalho da SEDH na garantia de direitos e de cidadania para este público é o serviço prestado nos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs), implantados em dez cidades do Estado e que somam mais de 16 mil atendimentos em menos de dois anos.
O socialista participou das atividades do governo de transição (GT), além de ter sido membro do Conselho Municipal da Juventude da Serra e secretário-geral do Conselho Estadual da Juventude de 2018 a 2020.
“As políticas para as juventudes avançaram muito nesta gestão do governador Renato Casagrande, com a implantação dos 14 CRJs. A SUBJUV vem para fortalecer esse trabalho, que já não cabe mais em uma gerência, e também para ampliar as ações. O Espírito Santo tem hoje o maior orçamento do Brasil voltado para os jovens. É um dos poucos estados que tem Conselho, Plano de Políticas para Juventudes e Fundo para as Juventudes em funcionamento. Estamos na vanguarda, porque não há nem um fundo nacional”, afirmou o subsecretário Jiberlandio.
Ele também acrescentou que a Subsecretaria de Políticas para as Juventudes vai focar no fortalecimento das ações realizadas em parceria com o Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), que, atualmente, acompanha a execução das políticas públicas estaduais.
“A SUBJUV vem com a missão de fortalecer o bom trabalho que já estamos realizando com os jovens capixabas e de maneira pioneira no País. Isso só foi possível porque o Governo do Estado entende a importância das juventudes e faz o maior investimento público da história nelas”, afirmou o secretário de Estado de Direitos Humanos interino, Renan Cadais.
Em seu programa partidário, o PSB reafirma a importância da implementação de políticas públicas focadas no público infanto-juvenil, que abrangem desde a garantia a uma educação de qualidade a inserção no mercado de trabalho.
“O PSB defende o apoio a políticas que possibilitem ao jovem a aquisição de renda, por meio de iniciativas como o empreendedorismo jovem; em especial, nas novas áreas surgidas com o desenvolvimento da sociedade do conhecimento; e, em particular, para a juventude das periferias urbanas, onde predomina a juventude negra”, declara uma das teses.