
No próximo dia 19/05, os partidos PSB, PDT, Rede e PV realizarão o ato “Janelas pela Democracia: Impeachment Já”. O evento, que será transmitido online, tem o objetivo de defender a democracia e demonstrar apoio aos pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido).
Antes mesmo da nova crise do governo protagonizada pelo então ministro da Justiça Sérgio Moro, Bolsonaro já era o campeão de pedidos de impeachment. Em quase 16 meses de governo, 31 representações para tirar o presidente foram protocoladas na Câmara do Deputados e, deste total, 24 chegaram antes da sexta fatídica, quando Moro provocou um terremoto político e pediu demissão do cargo.
A crise política tem se agravado por inúmeras condutas ilegais assumidas pelos destemperos de Jair Bolsonaro. Para os dirigentes desses partidos tais atitudes podem ser enquadradas como crime de responsabilidade, com flagrante desrespeito à Constituição Federal, passíveis de impeachment.
Um dos pedidos de impedimento contra Bolsonaro foi apresentado pelo PSB no mês passado.
O documento apresenta 11 crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente da República e foi dividida em três capítulos: dos crimes de responsabilidade denunciados pelo ex-ministro Moro, dos crimes de responsabilidade contra a democracia e as instituições; e dos crimes de responsabilidade relacionados à pandemia do COVID-19. Também fundamenta como Jair Bolsonaro nunca portou-se à altura do cargo.
O evento contará com a presença de artistas, intelectuais e lideranças políticas e será transmitido na página do PSB no Facebook a partir das 18h30.