
Atriz e rebelde aos 82 anos, Jane Fonda é protagonista no ativismo de combate à crise climática, chegando a ser presa várias vezes ao longo da carreira. Ela é uma das 100 mulheres inspiradoras do projeto 100 Women (“100 Mulheres”) da BBC.
O Projeto BBC 100 Women 2020 destaca mulheres que estão liderando mudanças e fazendo a diferença em tempos conturbados de pandemia de coronavírus, crise econômica, avanço da fome e mudanças climáticas.
Leia também: BBC 100 Women Conheça as mulheres inspiradoras de 2020
Jane Fonda, que é ativista pela causa climática há mais de 50 anos, faz parte do movimento “Fire Drill Fridays” (algo como “sextas da simulação de incêndio”), cujo objetivo é chamar atenção para a crise climática e pressionar parlamentares americanos para tomarem atitudes sobre o tema.
Mulheres encontram sua força, seu superpoder, quando estão juntas. E é por isso que eu acho que elas estão liderando o movimento de combate à crise climática, afirma a atriz
Atualmente, Jane Fonda protagoniza, ao lado da amiga comediante Lilly Tomlin, a série da Netflix Grace and Frankie (Netflix, 2015). Na série, Grace (Jane Fonda) and Frankie (Lily Tomlin) encaram as aventuras e desventuras do envelhecimento após os seus respectivos maridos revelarem que tem uma relação há mais de 20 anos e decidem deixá-las para se casar.
A séria conta a forma como as duas dão a volta por cima e vão de rivais a grandes amigas que se unem para cuidar uma da outra. De forma leve e bem humorada, Grace and Frankie desmitifica o envelhecimento e é um brinde a sororidade – movimento feminista para estimular o apoio entre as mulheres.
A série está na 6º temperado com a 7º e última temporada anunciada para 2021.
Com informações da BBC Brasil