
A nova pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada na noite desta segunda (17) mostra que o ex-presidente Lula teve uma descida de um ponto nas intenções de voto, enquanto seu adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), fez o movimento contrário, subindo um ponto, em relação ao último levantamento, publicado no último dia 10. Agora, nos votos válidos, o petista venceria a disputa do segundo turno com 54% dos votos, contra 46% do líder de extrema direita.
Já nos votos totais, Lula tem 50% das intenções de voto, contra 43% de Bolsonaro. Votos brancos e nulos somaram 5% e os que não souberam responder correspondem a 2%. Na sondagem anterior, o ex-presidente tinha 51% da preferência do eleitoral e o atual ocupante do Palácio do Planalto 42%.
O Ipec entrevistou 3.008 pessoas em 184 municípios de todas as unidades federativas do país, entre sábado (15) e esta segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%.
Leia também: ”Estamos unidos porque o que está em jogo é o Brasil”, diz Tebet
Pesquisa AtlasIntel aponta que Lula venceu no debate da Band
Pesquisa qualitativa com 100 eleitores indecisos realizada pela AtlasIntel após o debate na noite deste domingo (16) na Band mostra que Lula (PT) venceu o confronto direto com Jair Bolsonaro (PL). O estudo, que ouviu 100 eleitores que não votaram em nenhum dos dois candidatos no primeiro turno, mostra que 59% tendem a apoiar Lula, enquanto 32% dizem que apoiarão Bolsonaro – 9% não se decidiram.
Segundo a pesquisa, 54% dizem que Lula ganhou o debate, enquanto 32% citam Bolsonaro. Outros 14% afirmam não saber.
Entre eleitores que declaram terem votado tanto em Simone Tebet (MDB) quanto em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno, 60% dizem que Lula saiu vencedor do debate na Band, enquanto 36% citam Bolsonaro – 4% não sabem em ambos os cenários.
Entre aqueles que optaram por outros candidatos, Lula foi o preferido de 67% e o atual presidente por 28% – 6% não sabem.
Já entre aqueles que votaram branco, anularam o voto ou não compareceram às urnas, 57% dizem que Lula venceu e 29% que o vencedor foi Bolsonaro. Outros 14% não sabem.