
Secretária de organização do PT e integrante da comissão interventora, Sonia Braga entrou com representação na Comissão Executiva Nacional do partido para pedir a expulsão do candidato petista à Prefeitura de João Pessoa, o deputado estadual Anísio Maia.
Embora Anísio dispute a eleição pelo partido, nacionalmente o PT decidiu apoiar em João Pessoa o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), inclusive repassando R$ 60 mil à candidatura dele, o que gerou uma disputa judicial.
Na representação, Sonia afirma que o deputado feriu “a disciplina, a fidelidade e a ética partidária” e, além da expulsão, pede o cancelamento do registro de candidatura . “Ao insistir em ser candidato de si mesmo, […] Anísio Maia sequestra o tempo reservado ao PT no horário eleitoral para dividir o campo progressista em João Pessoa, tornando-se instrumento da direita”, diz ela.
Ela ainda afirma que Anísio teria cometido diversas infrações éticas e disciplinares ao não acatar as decisões da instância superior do PT.
“O programa veiculado sob a responsabilidade do Deputado Estadual Anísio Maia, além de utilizar o tempo do PT no horário eleitoral para atacar a direção nacional, extrapolou todos os limites ao, de forma totalmente irresponsável, utilizar a gravação de um depoimento antigo, editado e fora de contexto, para simular o apoio do presidente Lula”.
Atualmente, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o diretório municipal da legenda está sob o comando dos interventores. No entanto, a candidatura de Anísio continua válida.