
Durante a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional nesta semana, o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) afirmou que as pautas relacionadas à pandemia terão prioridade nos temas a serem tratados pelo colegiado. Como membro titular da Comissão, considerada uma das mais importantes da Casa, ele é um dos responsáveis pela análise do orçamento definido para 2021 e do envio de verbas para os municípios de todo o país.
“Estamos diante de uma grave crise sanitária, precisamos discutir recursos para vacinar a população o mais rápido possível. A pandemia aumentou o desemprego e a fome, o retorno do auxílio emergencial será outra prioridade defendida”, afirmou.
Leia também: Socialistas lideram ato em defesa do auxílio emergencial e da renda mínima
Ainda durante a abertura dos trabalhos do Legislativo, Gervásio Maia criticou a postura da nova mesa diretora, que iniciou o ano tratando da autonomia do Banco Central, quando assuntos mais urgentes deveriam ter sido priorizados.
Imaginem a decepção do povo brasileiro em relação a esta Casa. Eu lamento muito que a agenda iniciada pela nova mesa diretora tenha sido essa. Esperava, senhor presidente, que nós fôssemos aqui, por exemplo, tratar do retorno, a volta, do auxílio emergencial. Milhares de brasileiros estão sofrendo nesse momento, e sofrendo muito”, apontou ele.
Além da CMO, Maia integra, também, as seguintes comissões: Derramamento de Óleo no Nordeste; Queimadas em Biomas Brasileiros; Comissão Externa do Ministério da Educação; Subcomissão da Base de Alcântara; Subcomissão do Orçamento de C&T; Portabilidade da Conta de Luz e suplente nas comissões de: Reforma Tributária; Medicamentos Formulados de Canabis; Reclusão por maus tratos a animais; Devedor Contumaz e Superindividamento do Consumidor.