
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Festival Nordestino de Economia Criativa, que acontece de 28 a 30 de setembro com programação 100% online. O evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), é gratuito e as inscrições já podem ser realizadas pelo site, aqui.
O festival chega com a proposta de ser um espaço para o aprendizado, troca de experiências e de informações estratégica para o setor. A ideia do evento é aprofundar conhecimentos sobre a importância da cultura local como fonte de criação e desenvolvimento dos setores, além dos negócios ligados às atividades que integram a Economia Criativa.
Leia também: Prêmio da Economia Criativa de João Pessoa está com inscrições abertas
“É um espaço de diálogo com a sociedade” e contribui para que “os produtores criativos se posicionem do ponto de vista econômico”, destaca Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae-CE.
Prévia da programação do festival
A programação é composta por palestras com especialistas nas áreas temáticas da Economia Criativa, rodas de conversa, apresentação de casos de sucesso, oficinas de capacitação e apresentações culturais, com grupos e artistas da região. Ainda haverá uma Mostra de Negócios Criativos, contemplando participantes de nove Estados do Nordeste, selecionados por meio de editais públicos.
Também está prevista na programação do evento uma homenagem a personagens que foram importantes para a construção da cultura nordestina, como o poeta Patativa do Assaré e o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.
Além disso, os inscritos no evento também poderão participar da Jornada do Cliente do Festival Nordestino de Economia Criativa, na qual receberão conteúdos e orientações gratuitas do Sebrae. Conheça aqui a programação completa.
A realização do Festival é uma das ações do Projeto Regional Nordeste da Cadeia de Valor da Economia Criativa, desenvolvido pelas unidades estaduais do Sebrae dos nove estados nordestinos, em parceria com o Sebrae Nacional e Associação dos Sebraes Estaduais/Nordeste (Abase Nordeste).
O projeto tem o objetivo de promover o fortalecimento dos negócios criativos da região Nordeste, contribuindo para a geração de emprego e renda no território.
Economia criativa
A Economia Criativa envolve setores como artes visuais, design, arquitetura, audiovisual e novas mídias (como videogames e conteúdos digitalizados). A indústria criativa incentiva a geração de emprego e renda, e promove a diversidade cultural. O segmento é baseado no conjunto de negócios relacionados ao capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico.
De acordo com Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil elaborado pela Firjan em 2017, as atividades ligadas à Economia Criativa foram responsáveis pela geração de R$ 171,5 bilhões em riquezas, cifra comparável com o valor de mercado da sexta marca mais valiosa do mundo, a Samsung. O mesmo levantamento detectou um total de 837.206 profissionais formalmente empregados em atividades ligadas a economia criativa em 2017.
Com informações do G1