
Os micro e pequenos empreendedores estão encontrando na internet alternativas para manter pelo menos parte das vendas. Quem já tinha clientes conhecidos consegue manter as vendas por aplicativo de mensagens ou redes sociais. Outra opção são iniciativas que auxiliam os empreendedores de forma gratuita para ajudar no momento de crise causada pela pandemia de covid-19.
Um exemplo dessas iniciativas é o movimento Ajude o Pequeno. O projeto, que pertence ao instituto brasiliense “A Ponte”, é sem fins lucrativos e surgiu com o objetivo de ajudar os pequenos negócios ao longo da crise que enfrentamos no Brasil.
Para isso, o movimento criou um grande ecossistema colaborativo entre aqueles que precisam de ajuda e os que estão dispostos em ajudar. Pensando nisso, o Ajude o Pequeno criou uma plataforma especial com conteúdos diversos e marketplace. Assim, o empreendedor pode se qualificar e ainda ficar conectado aos seus clientes.
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Quando ele se cadastra na plataforma, tem acesso a videoaulas de especialistas sobre diferentes temas, como vendas online, finanças para negócios, marketing, delivery e empreendedorismo.
O projeto possui três eixos principais: divulgação, capacitação e apoio financeiro a micro e e pequenos empreendedores. Cada um dos eixos será desenvolvido com os profissionais voluntários do instituto e construído junto aos empreendedores participantes.
Na parte financeira, será realizado um financiamento coletivo pelo Instituto A Ponte e mobilizado virtualmente e presencialmente, em divulgação pelas redes sociais e pelas ruas, bares, restaurantes e cafés do DF, que a cada R$ 400 arrecadados uma iniciativa será beneficiada. Esse dinheiro poderá ser utilizado para investimento nos negócios das pequenas iniciativas cadastradas. A escolha das iniciativas beneficiadas se dará por votação aberta pelas redes sociais da Ponte.
Na parte de capacitação, Ajude o Pequeno fará encontros quinzenais com as iniciativas, oferecendo mini cursos nas áreas de vendas, de como montar o seu negócio e como potencializar suas ações vias redes sociais.
Pesquisa
Em 2020, de acordo com pesquisa do Sebrae, nos primeiros dias de restrição à circulação de pessoas e isolamento social, em decorrência do coronavírus, 89% das micro e pequenas empresas brasileiras observaram queda no seu faturamento. A pesquisa feita junto a um universo de 9.105 donos de pequenos negócios, revelou que, na média, a redução no faturamento das empresas foi de 69%.
Já em 2021, mediante a crise econômica instalada no país, o Produto Interno Brasileiro (PIB) apresentou queda de 0,1% no segundo trimestre deste ano na comparação com os últimos três meses de 2020, revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (1).
A projeção do mercada trabalhava com a possibilidade de uma alta de 0,2% na comparação trimestral e de 12,7% na anual.