
O candidato João Campos (PSB) aparece numericamente à frente na disputa pela Prefeitura do Recife, segundo a primeira pesquisa de intenção de voto do Ibope, divulgada nesta sexta-feira (2) pela TV Globo. Campos tem 23%, seguido por Mendonça Filho (DEM), com 19%, e por Marília Arraes (PT), com 14%.
De acordo com a pesquisa, a candidata Patrícia (Podemos) tem 11%. Em razão da margem de erro de 3 pontos, Mendonça Filho chega a ficar em situação de empate técnico com João Campos e também com Marília Arraes.
Expectativa de vitória
O Ibope também mediu qual o candidato tem, no momento, a maior expectativa de vitória no pleito de novembro, no Recife. A resposta é dada independentemente da intenção de voto do entrevistado.
De acordo com o levantamento, para 37% dos entrevistados, João Campos vai vencer as eleições. Em segundo lugar, aparece o candidato do democratas, Mendonça Filho, com 17% das respostas. A candidata do PT, Marilia Arraes, surge em terceiro lugar, com 13% das respostas. Em quarto lugar está a candidata do Podemos, Patrícia Domingos com 9%.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, sem a apresentação do nome dos candidatos, João Campos sai na frente com 9% e vem seguido por Marília Arraes, com 5%, e Mendonça Filho, com 5%. A candidata do Podemos tem 3% e outros soma 5%.
O Ibope realizou a pesquisa entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2020, com abordagem presencia, quando ouviu 805 votantes. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Preocupações
O Ibope também perguntou ao eleitor recifense quais são as áreas mais problemáticas na gestão da capital e qual a maior preocupação do momento. De acordo com o levantamento, a saúde é o objeto de maior preocupação, com 52% das citações. Mais de uma resposta era possível.
Depois da saúde, o segundo tema mais citado como problemático na gestão é a segurança pública, com 40% das citações. A educação é o terceiro tema citado, com 30% das citações. Também objeto de propostas para mudanças, como a saída do Consórcio Grande Recife, a mobilidade aparece com 28% de citações, quando o tema é transporte coletivo.
De acordo com a pesquisa, a geração de emprego na capital é preocupação também, com 20% de citações. Em sexto lugar, está o tema da corrupção com 20% de citações.