
Nesta quarta-feira (16), a presidente do grupo “Parliamentary Group Brazil-Cuba In the National Congress”, deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), encaminhou ao Comitê Norueguês do Prêmio Nobel da Paz indicação para que as Brigadas Médicas Cubanas Henry Reeve, sejam agraciadas com o prêmio Nobel da Paz pelo trabalho prestado a diversos povos ao redor do mundo no combate ao coronavírus.
Confira o documento completo aqui.
Em junho deste ano, várias organizações e personalidades, com ênfase especial em alguns parlamentos, aderiram à campanha pela indicação.
Da Ásia, Nguyen Van Giau, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Assembleia Nacional do Vietnã, expressou sua solidariedade e admiração pelo trabalho das autoridades e profissionais cubanos no contexto da pandemia, observando que o Parlamento do Vietnã valoriza muito o nobre gesto de ajudar outros povos.
Segundo informações publicadas no site da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, por meio de um intercâmbio virtual, os membros do Partido Die Linke (A Esquerda), da Alemanha, também comemoraram os resultados de Cuba no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, destacando os benefícios da política socialista de saúde e valorizando o internacionalismo dos médicos cubanos.
Os legisladores gregos Nykolaos Syrmalenios, Giorgios Katrougkalos e Athanasia Anagnostopoulou, afirmaram que Cuba deu ao mundo grandes sinais de solidariedade.
Com informações da Fundação João Mangabeira
1 comentário