
Laroyê! A Acadêmicos do Grande Rio conquistou seu primeiro título do carnaval do Rio de Janeiro nesta terça-feira (26). A tricolor de Duque de Caxias foi a grande campeã do atípico carnaval de 2022 após um desfile antológico em que homenageou Exú. Essa foi a primeira vez que o orixá foi homenageado no carnaval.
A Grande Rio conquistou a nota máxima em oito quesitos na apuração e terminou em primeiro lugar, com 269,9 pontos. Em segundo lugar veio a Beija-Flor de Nilópolis, que trouxe como enredo antirracista Empretecer o Pensamento é Ouvir a Voz da Beija-Flor. Completam o desfile das Campeãs: Viradouro, Vila Isabel, Portela e Salgueiro. A São Clemente foi a rebaixada para a Série Ouro.
Leia também: E a luta de classes? Na Sapucaí arquibancada grita “Fora Bolsonaro” e camarote xinga Lula
A vitória da Grande Rio veio em meio a um processo de reconstrução da identidade da escola, com uma reaproximação com a comunidade de Caxias e um afastamento da visão de uma “escola de famosos”, que foi bastante forte nos anos 2000. Essa transformação faz parte de um projeto empreendido pela escola junto dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, que tem trazido enredos afro e que se ligam com a essência caxiense.
A corajosa escolha de Exú como enredo rendeu um samba espetacular e um desfile que ficará marcado na história da Sapucaí. Com o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves De Exu”, a agremiação apresentou as diversas manifestações do orixá, passando pelas encruzilhadas, pelo Quilombo dos Palmares, por bares e cabarés e pelo lixo.
“O desfile foi pensado pra ser um choque elétrico contra esse horror que está por aí, no mundo, contra o racismo religioso”, disse o carnavalesco Leonardo Bora logo que se confirmou o título ao vivo na TV Globo.
A escola saiu da Marquês de Sapucaí com gritos de “É campeã” e conquistou uma série de prêmios de veículos especializados na cobertura do carnaval, entre eles quatro Estandartes de Ouro – incluindo o de melhor escola.
Esse é o primeiro título da tricolor de Caxias, que já havia batido na traves outras vezes, com quatro vice-campeonatos. Entre eles está o desfile de 2020, quando homenageou Joãozinho da Goméia.
Destaque
A atriz Paolla Oliveira foi um dos destaques no desfile, como Rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, com uma alusão à Pombagira – representação feminina de Exu. O orixá foi o tema da Tricolor da Baixada neste ano. acordo com a atriz, neste ano a prioridade foi se apresentar de forma leveza e com liberdade para entregar tudo no samba da Grande Rio.
“O enredo vem falando de Exu, que é uma figura bem masculina. Então eu quis priorizar elementos femininos na minha fantasia”, explicou. Vão ter bastantes elementos no rosa também, para exaltar a beleza e a presença da mulher”, explicou Paolla Oliveira.