
Nesta última terça-feira (3), o governo brasileiro tornou sem efeito um decreto de concessão da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul à embaixadora das Filipinas, Marichu Barredo Mauro, flagrada por câmeras de segurança agredindo uma funcionária, também filipina, de sua equipe doméstica. O ato foi publicado no Diário Oficial da União.
O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul é a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.
Na semana passada, o governo filipino ordenou o retorno da embaixadora, após a divulgação das imagens. Marichu, que foi enviada ao Brasil em 2018 e também tinha jurisdição na Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela, está sob investigação, disse o Ministério das Relações Exteriores filipino.
Os vídeos em que ela é flagrada agredindo a funcionária foram usadas como prova em uma denúncia apresentada contra ela em agosto, mas que vieram ao ar apenas em 25 de outubro, durante o programa Fantástico, da TV Globo.
Na semana passada, a embaixadora se tornou o centro de uma nova polêmica, depois que embaixada do país em Brasília enviou um ofício ao Itamaraty pedindo que o ministério “imediatamente ordenasse a TV Globo a retirar do ar todas os vídeos de segurança usados na reportagem”, uma vez que as imagens “foram usadas sem autorização prévia da embaixada”.
Atualmente, milhares de filipinos trabalham no exterior, e o dinheiro que enviam para casa estimula a economia local, onde muitos vivem na pobreza extrema, apesar do sólido crescimento do país nos últimos anos.
Com informações do UOL