
Governadores do Sul e Sudeste se preparam para acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), via ação judicial, caso a União demore a adotar medidas efetivas para “evitar o colapso econômico dos Estados” durante a crise do novo coronavírus.
Segundo o Estadão, também será encaminhada uma carta aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). As decisões foram tomadas após reunião virtual do Consórcio de Integração Sul com Sudeste (Cosud), com os sete governadores das duas regiões.
Esses Estados representam 71% da economia brasileira e “são os que mais estão sofrendo com a covid-19”, relembrou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), levou à reunião uma proposta de judicialização dos pedidos caso Guedes demore a acatá-los. “Caberá ao Supremo mediar esse conflito e adotar as medidas impositivas que somente o Judiciário pode tomar, como sequestrar fundos”, disse.
Ele ainda criticou o presidente Jair Bolsonaro por se encontrar com o prefeito Marcelo Crivella no hospital de campanha da Prefeitura. Afirmou que não é momento de fazer política em cima de uma situação dramática como a que estamos vivendo e muito menos de causar aglomeração.