
Em um período de sistemáticos ataques ao sistema eleitoral brasileiro e desinformação promovido pelo bolsonarismo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou em parceria com o Google a ferramenta ‘Como Votar’. O objetivo é ajudar eleitores e eleitoras a acessarem informações oficiais seguras sobre as eleições.
Ao acessar a plataforma de busca do Google sobre qualquer assunto relacionado às eleições, aparecerá no topo da página as informações oficiais do TSE. Quando alguém pesquisar, por exemplo, ‘como votar’ ou questões relativas às urnas eletrônicas informações sobre as dúvidas mais comuns sobre o tema serão disponibilizadas primeiro.
Representantes da plataforma apresentaram a novidade esta semana. De acordo com eles, a parceria com o TSE é a espinha dorsal do trabalho da empresa durante o período das eleições no Brasil.
A parceria com a gigante da tecnologia não é de agora e começou em 2014 sempre visando coibir a disseminação de fake news.
e-Título
Em outra ação, o TSE também disponibiliza a versão digital do título de eleitor, o e-Título, um aplicativo da Justiça Eleitoral para facilitar a vida do eleitor. Ele substitui o documento impresso nas zonas e sessões eleitorais, além de permitir a consulta do local de votação, incluindo geolocalização para auxiliar a chegar até lá.
Mas, não caia em fake news. A escolha dos candidatos e/ou candidatas continua a ser feita presencialmente com toda a segurança das urnas eletrônicas.
Podem usar o e-Título as pessoas que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e que tenham a fotografia exibida no aplicativo. Para eleitores que ainda não fizeram o cadastro biométrico, é preciso apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
Mais de 27 milhões de eleitores já usam a versão digital do título.
É possível entrar no aplicativo com o número do CPF, sem precisar lembrar o número do título de eleitor.