
O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) está conseguindo reunir “gregos e troianos” em sua possível candidatura ao governo do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (12), mais de 800 personalidades assinaram uma carta em apoio ao nome socialista para ocupar o Palácio Guanabara. Figuras notáveis como os economistas Armínio Fraga e Andre Lara Resende, de evangélicos e de membros da área de segurança, além de artistas, estão entre os apoiadores.
Leia também: PT do RJ oficializa apoio a Marcelo Freixo na disputa do governo fluminense
Com isso, Freixo vem abrindo diálogo com setores que anteriormente eram vistos como contrários a candidaturas de esquerda.
“Nós, que endossamos esta carta, estamos convictos de que para sairmos do atoleiro nós temos que colocar as diferenças de lado e trabalharmos todos juntos pelo bem comum, porque a sobrevivência de milhões de famílias depende disso”, declara um trecho do documento.
Virada RJ
O movimento, chamado de “Virada RJ“, é liderado pelo antropólogo e especialista em segurança pública Luís Eduardo Soares. “Marcelo Freixo está pronto para disputar o governo do Estado do Rio de Janeiro, partindo de um patamar superior àquele do qual ele mesmo partira nas eleições majoritárias municipais”, consta em outro trecho da carta de apoio.
No setor evangélico, a carta foi assinada por nomes como dos pastores Ariovaldo Ramos, líder da Comunidade Cristã Renovada e Aécio Pinto Duarte, membro da Ordem dos Pastores Batista do Brasil (OPBB).
Na segurança pública, o Comandante da Escola Superior da Policia Militar do Rio, coronel Antonio Carballo e o antropólogo e ex-chefe do Estado-Maior da PM, coronel Robson Rodrigues, manifestaram apoio à Freixo. O coronel Alberto Pinheiro Neto, ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, também assinou o documento.
Ex-ministros dos governos José Sarney (MDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) também participam do movimento. Os ex-ministros da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira, Nelson Barbosa e Guido Mantega; o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão; o ex-ministro da Relações Exteriores Celso Amorim; e da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva assinaram a carta.
Artistas como Chico Buarque, José Padilha, Miguel Falabella, Taís Araújo, Wagner Moura, Marcelo Serrado e Glória Pires também aderiram ao movimento.
Freixo na frente
A Pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (07) mostra que Marcelo Freixo lidera a disputa pelo governo do Rio de Janeiro com 22% das intenções de voto. O atual governador, Cláudio Castro (PL) tem 18%.
O jornal Folha de S. Paulo, que divulgou os números, ressalta que há um empate técnico entre Freixo e Castro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também: PSB confirma pré-candidatura de Molon ao Senado
Com isso, Freixo teria de 19% a 25% das intenções de votos em todo o Estado do Rio, enquanto Castro tem de 15% a 21%. Esta é a primeira pesquisa direcionada às eleições estaduais divulgada pelo Datafolha. A pesquisa ouviu 1.218 pessoas entre os dias 05 e 07 de abril.
Com informações do jornal O Globo